A emissora pública OFF Radio Krakow, na Polônia, apresentou nesta semana a nova equipe de apresentadores gerados por inteligência artificial, semanas depois de demitir jornalistas. De acordo com a empresa, esse é o “primeiro experimento no país em que jornalistas… são personagens virtuais criados por IA”.
“A inteligência artificial é mais uma oportunidade ou uma ameaça à mídia, ao rádio e ao jornalismo? Buscaremos respostas para essa pergunta”, escreveu o chefe da estação, Marcin Pulit, em uma declaração.
Ele acrescentou que as demissões não foram ocasionadas pela chegada da nova tecnologia, mas sim porque a audiência “estava próxima de zero”.
Os três avatares vão falar sobre questões culturais, artísticas e sociais, incluindo temas LGBTQ+, e buscam atingir ouvintes mais jovens, de acordo com o comunicado.
Na terça-feira, a estação transmitiu uma “entrevista” conduzida por um avatar com uma voz que fingia ser Wisława Szymborska, uma poetisa polonesa e ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura que morreu em 2012.
O presidente da Fundação Wisława Szymborska, Michał Rusinek, que preserva o legado da artista, disse que autorizou o uso da voz alegando que a poeta tinha senso de humor e que teria gostado, segundo a agência EuroNews.
Leia Mais:
- Joseph Gordon-Levitt dispara contra uso de IA em Hollywood
- Uso de IA nos episódios de “Chaves” gera críticas
- Microsoft e OpenAI investem em jornalismo para testar ferramentas de IA
Decisão gerou protestos
Mais de 15 mil profissionais da área assinaram uma petição contra a substituição de funcionários por inteligência artificial. O manifesto foi organizado por um dos jornalistas desligados, Mateusz Demski, que trabalhou na emissora durante a cobertura da guerra na Ucrânia.
“É um precedente perigoso que atinge a todos nós, para um mundo em que funcionários experientes e pessoas empregadas em indústrias criativas serão substituídos por máquinas”, escreveu em uma carta aberta.
O vice primeiro-ministro da Polônia e ministro dos Assuntos Digitais, Krzysztof Gawkowski, disse que a mudança é chocante, especialmente por se tratar de uma estação pública financiada pelos contribuintes.
O político disse ter lido a petição e defendeu uma legislação para regulamentar o uso de IA no país. “Embora eu seja um fã do desenvolvimento de IA, acredito que certos limites estão sendo ultrapassados cada vez mais”, escreveu ele no X. “O uso generalizado da IA deve ser feito para as pessoas, não contra elas!”
Avatares têm “especialização”
Cada avatar ganhou um nome, uma foto e uma área de atuação. As informações estão no site da própria emissora e foram sinalizadas como sendo produto de um “experimento” com IA.
Jakub “Kuba” Zieliński tem 22 anos e, segundo a estação, “é o nosso cara de tecnologia e música que acompanha com muita paixão novidades na área de produção sonora e novas soluções tecnológicas”.
Já Emília “Emi” Nowak, de 20 anos, é jornalista. “Emi é nossa especialista em cultura pop. Ela segue com paixão as últimas tendências do mundo do cinema, da música e da moda. Ele adora cinema independente”.
Por último, Alex Szulc, de 23 anos, é formado em Psicologia e uma “pessoa cheia de envolvimento social”, segundo a descrição.
O post Rádio polonesa demite jornalistas e lança apresentadores de IA apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/25/pro/radio-polonesa-demite-jornalistas-e-lanca-apresentadores-de-ia/