17 de novembro de 2024
Raro “tubarão fantasma” é encontrado na costa da Albânia
Compartilhe:

Um raro tubarão de águas profundas foi capturado na costa da Albânia, exibindo um distúrbio de pigmentação incomum que o deixou com uma aparência fantasmagórica. Este é o primeiro caso conhecido de leucismo em um tubarão da espécie Oxynotus Centrina, também conhecido como tubarão-porco. O estudo foi publicado no Journal of Fish Biology.

O Oxynotus centrina é uma criatura peculiar dos mares. Com um corpo pequeno e robusto, olhos espaçados, focinho rosado, grandes narinas e escamas dérmicas distintas, ele se assemelha a uma mistura entre um tubarão e um desenho infantil de um porco. Esses tubarões são encontrados no Atlântico oriental, desde a Noruega até a África do Sul, e também habitam o Mediterrâneo, geralmente entre 60 e 600 metros de profundidade. Apesar de sua ampla distribuição, são criticamente ameaçados e difíceis de encontrar.

Tubarão tem aparência “fantasma” por conta do leucismo

O espécime recentemente capturado por pescadores comerciais perto da Ilha de Sazan, uma zona militar desabitada na costa da Albânia, é ainda mais raro devido ao leucismo, uma condição que causa a perda parcial de pigmentação, fazendo com que a pele do animal pareça mais pálida ou branca. Normalmente, esses tubarões têm uma cor marrom-escura, ideal para se camuflar nas profundezas do oceano, mas este espécime é pálido e quase branco em comparação.

Tubarão de águas profundas com leucismo (Imagem: Andrej Gajić, Sharklab ADRIA)

A condição de leucismo é semelhante, mas distinta do albinismo. Enquanto o albinismo resulta na perda completa de melanina, fazendo com que o animal pareça branco ou amarelado e tenha olhos vermelhos ou rosados, o leucismo causa uma perda parcial de pigmento, resultando em uma coloração branca menos pronunciada e não afetando os olhos do animal. Apesar de sua cor incomum, o tubarão parecia saudável e não parecia ser afetado pela condição.

Leia mais:

  • DNA do tubarão mais velho do mundo revela segredo da longevidade
  • Qual é o tubarão mais rápido do mundo?
  • Os 10 melhores filmes de tubarão

Segundo Andrej Gajić, diretor do Sharklab ADRIA na Albânia e Explorador da National Geographic, a falta de pigmentação pode tornar os indivíduos mais visíveis para predadores e presas, potencialmente reduzindo suas chances de sobrevivência. No entanto, descobertas recentes sugerem que essas anomalias não afetam significativamente as habilidades de alimentação ou de evasão de predadores, nem impedem a maturidade sexual e a reprodução.

Tubarão de águas profundas com leucismo
Tubarão de águas profundas com leucismo (Imagem: Andrej Gajić, Sharklab ADRIA)

Gajić e sua equipe conduziram esta pesquisa como parte do Explorers Club Expedition Grant e estão atualmente realizando um estudo sistemático sobre elasmobrânquios de águas profundas no norte do Mediterrâneo, com foco específico em tubarões. O objetivo principal é examinar as taxas de sobrevivência pós-captura, doenças e outras características para gerar novos insights críticos que ajudem a apoiar os esforços de conservação.

O post Raro “tubarão fantasma” é encontrado na costa da Albânia apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/11/17/ciencia-e-espaco/raro-tubarao-fantasma-e-encontrado-na-costa-da-albania/