28 de agosto de 2025
Receita da Nvidia depende fortemente de apenas dois clientes
Compartilhe:

A Nvidia revelou que dois clientes concentraram 39% de sua receita no trimestre encerrado em julho, levantando preocupações sobre a dependência da fabricante de chips em poucos compradores.

Segundo relatório enviado à SEC, o “Cliente A” respondeu por 23% da receita total e o “Cliente B” por 16%, acima dos 14% e 11% registrados no mesmo período de 2023.

Nvidia expõe concentração: dois clientes respondem por quase 40% da receita (Imagem: Igal Vaisman/Shutterstock)

Clientes misteriosos podem ser da computação em nuvem

  • A empresa não revelou quem são esses clientes, mas analistas apontam que podem estar ligados ao mercado de computação em nuvem.
  • A CFO da Nvidia, Colette Kress, afirmou que grandes provedores de serviços de nuvem responderam por cerca de 50% da receita de data centers, área que representou 88% do faturamento total no trimestre.
  • Ainda assim, a Nvidia ressalta que “essa tendência pode continuar” e que clientes diretos — fabricantes de equipamentos, integradores de sistemas e distribuidores — compram chips que depois chegam a empresas de nuvem, governos e companhias de tecnologia.
  • O mistério se amplia porque a companhia também citou uma “empresa de P&D em IA” que teria gerado receita significativa, além de governos estrangeiros e “neoclouds”, players focados em inteligência artificial.
Logo da Nvidia
Gigante dos chips não revelou nomes dos dois clientes que respondem por parcela relevante de sua receita (Imagem: Mamun_Sheikh/Shutterstock)

Leia mais:

  • Nvidia orienta seus fornecedores a pararem de produzir chip H20
  • Nvidia prepara novo chip de IA para a China em meio a tensões regulatórias
  • Nvidia lança modelos de IA para impulsionar avanços em robótica

Nvidia segue se valorizando

Apesar da concentração, a demanda segue robusta. Jensen Huang, CEO da Nvidia, afirmou que a infraestrutura de IA pode alcançar entre US$ 3 e 4 trilhões até o fim da década, representando até 70% do custo total de um data center de IA.

Ele destacou ainda que o investimento dos quatro maiores hiperescaladores dobrou em dois anos, reforçando o ritmo acelerado da corrida pela inteligência artificial.

Logo da Nvidia em um smartphone com gráficos financeiros como plano de fundo desfocado
Nvidia cresce, mas revela alta dependência de poucos clientes (Imagem: Evolf / Shutterstock)

O post Receita da Nvidia depende fortemente de apenas dois clientes apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/28/pro/receita-da-nvidia-depende-fortemente-de-apenas-dois-clientes/