Um levantamento aponta que 2024 registrou um novo recorde em lançamentos orbitais, com um total de 259 tentativas – o que representa um crescimento de 17% em relação às 221 registradas em 2023, de acordo com dados analisados pelo site SpaceNews.
Esse aumento expressivo é atribuído quase inteiramente à SpaceX, que sozinha realizou mais lançamentos do que todo o restante do mundo junto. A empresa liderada por Elon Musk executou 134 lançamentos dos foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy, superando os 96 realizados no ano anterior.
Além disso, a SpaceX foi responsável por 88 dos 93 lançamentos realizados na Costa Leste dos EUA, a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral e do Centro Espacial Kennedy, da NASA, e 46 dos 47 lançamentos na Costa Oeste, realizados na Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia.
Outras empresas norte-americanas contribuíram com 20 lançamentos, incluindo 13 da Rocket Lab, operados na Nova Zelândia.
China foi o país a lançar segundo maior número de foguetes em 2024
Depois dos EUA, a China ficou em segundo lugar no ranking dos países que mais lançaram foguetes, com 68 decolagens, batendo seu recorde anterior de 67 em 2023. Em seguida vem a Rússia, com 17 lançamentos, Japão (7), Índia (5), Irã (4), Europa (3) e Coreia do Norte (1).
Entre as 259 tentativas, seis falharam. Destaque para o veículo japonês Kairos, da empresa Space One, que apresentou falhas em dois lançamentos, e os foguetes comerciais chineses Hyperbola-1 e Lijian-1. Uma falha relevante também ocorreu com um Falcon 9 da SpaceX, quando os satélites Starlink foram implantados em órbitas muito baixas devido a um problema no estágio superior do foguete.
Leia mais:
- China anuncia novos foguetes Long March e veículos comerciais para 2025
- Exploração espacial: estas são as principais missões para ficar de olho em 2025
- NASA anuncia voos de astronautas para 2025 – nova missão Starliner está nos planos?
SpaceX não atingiu meta de lançamentos do ano
Embora tenha aumentado sua cadência de lançamentos, a SpaceX não atingiu sua meta de 148 missões para 2024, ajustada posteriormente para 136. Segundo Gwynne Shotwell, presidente da empresa, o objetivo para 2025 é alcançar entre 175 e 180 lançamentos, ampliando a taxa de operações. Além disso, espera-se um aumento nos lançamentos do megafoguete Starship, projetado para superar a capacidade do Falcon.
Shotwell destacou a importância de manter o ritmo elevado como estratégia para evitar complacência e continuar liderando o setor. “Estamos sempre ultrapassando limites”, afirmou a executiva em um evento no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), no fim de dezembro.
O post Recorde de lançamentos orbitais em 2024 reafirma liderança da SpaceX no setor apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/01/02/ciencia-e-espaco/recorde-de-lancamentos-em-2024-consolida-spacex-no-topo/