O principal sistema de navegação do mundo hoje é o GPS. Sim, o mesmo que você usa no Waze. Ele também tem importância em outros meios de transporte, como navios e aviões. As aeronaves se guiam por radares meteorológicos, mas também se comunicam todo o tempo com a torre de controle. E ela utiliza dados do GPS.
Essa sigla, aliás, significa Global Positioning System ou Sistema Global de Posicionamento. É uma tecnologia que funciona a partir da triangulação por satélites. Ou seja, o seu princípio está na medição da distância entre três satélites e o receptor, no caso o aparelho que recebe o sinal na Terra. Ao todo, são mais de 20 satélites orbitando o nosso planeta neste momento.
Leia mais
- A internet do avião é segura?
- O que é um computador quântico e como ele funciona?
- Unicamp: sistema pode solucionar grande desafio da computação quântica
Toda essa introdução sobre o GPS vai nos ajudar a entender uma alternativa a ele que acaba de ser testada no Reino Unido. Como você já deve ter sofrido na pele, o sinal do GPS some às vezes. Autoridades de Segurança afirmam que o sistema possui falhas, uma vez que é suscetível a bloqueios ou “falsificação” de sinal.
Isso acontece por que a tecnologia é operada por “terceiros”, por satélites que não estão ao nosso alcance. Além disso, um satélite GPS não emite mais energia do que o farol de um carro, o que significa que pode ser facilmente bloqueado.
Pensando nisso, as autoridades britânicas deram início a testes de navegação utilizando tecnologia quântica.
Como funciona um navegador quântico?
- Antes de tudo, é preciso explicar que quântico é o termo usado para descrever a tecnologia que depende das propriedades da matéria em escalas muito pequenas.
- O novo sistema utiliza um grupo de átomos, resfriados a -273°C.
- Como fica dentro do próprio avião, não pode sofrer interferência de falsificação ou interferência, resolvendo uma das falhas do GPS.
- O objetivo é usar esses átomos para medir a direção para a qual o avião está apontando e sua aceleração.
- Tudo isso junto pode determinar onde o avião está com um alto grau de precisão.
- Segundo o governo, este é o primeiro teste deste tipo de tecnologia no Reino Unido numa aeronave em voo.
- Além disso, foram “os primeiros voos deste tipo em todo o mundo que se tornaram públicos”.
- Os testes, concluídos no início deste mês, envolveram a empresa de tecnologia quântica Infleqtion, em colaboração com as empresas aeroespaciais BAE Systems e QinetiQ.
Esse é o futuro?
Henry White, integrante da equipe da BAE Systems que trabalhou no projeto, disse que o teste é um “marco importante”, mas reconheceu que levará algum tempo até que a tecnologia esteja em uso ativo.
Alguns especialistas falam em pelo menos 10 anos. Primeiro porque a tecnologia quântica é muito cara e o GPS continua funcionando muito bem, obrigado. Segundo porque, hoje, a máquina quântica é gigantesca e pesada, dificultando o uso rotineiro em aeronaves comuns.
Henry White acredita que o sistema possa funcionar muito bem como um backup do GPS, no caso de o sinal desaparecer ou ser bloqueado. Mas que isso vai depender da redução do tamanho do equipamento.
Já num futuro distante, o palpite é que talvez essa tecnologia seja a mais comum. Mas a futurologia é um exercício instável. Mais até que o sinal do GPS quando precisamos descer a serra pro litoral.
As informações são da BBC.
O post Reino Unido conclui primeiro voo da história utilizando navegação quântica apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/05/13/carros-e-tecnologia/reino-unido-conclui-primeiro-voo-da-historia-utilizando-navegacao-quantica/