
O ChatGPT segue como líder absoluto entre consumidores de inteligência artificial (IA). Mas rivais como Gemini (Google), Grok (xAI) e Meta AI começam a reduzir a distância, aponta relatório da Andreessen Horowitz publicado nesta semana.
O estudo reúne dois anos e meio de dados e mostra mudanças no consumo global de inteligência artificial. No geral, os números indicam Google e startups chinesas ganhando espaço nesse mercado.
ChatGPT segue líder, mas sob pressão
Segundo o levantamento, o Gemini já é o segundo app mais popular em dispositivos móveis, com quase metade da base ativa do ChatGPT.
O desempenho é especialmente forte em aparelhos Android, que concentram quase 90% dos acessos. Na web, também ocupa o segundo lugar, com cerca de 12% do tráfego do ChatGPT.
Além do Gemini, outros serviços do Google estrearam na lista: AI Studio (10º lugar), NotebookLM (13º) e Google Labs(39º). Foi a primeira vez que a empresa ganhou quatro posições no ranking.
Grok dispara, Meta patina
Outro destaque foi o Grok, da xAI de Elon Musk, que subiu rapidamente nas listas: quarto lugar na web e 23º nos celulares.

O avanço impressiona porque a ferramenta só ganhou aplicativo próprio no fim de 2024. Atualmente, já são mais de 20 milhões de usuários ativos por mês, com crescimento de quase 40% após o lançamento do Grok 4, em julho de 2025.
Já a Meta AI, da big tech de Mark Zuckerberg, aparece só na 46ª posição na web e ficou fora do top 50 nos apps móveis. O relatório aponta que a performance foi prejudicada pela polêmica envolvendo o feed público de prompts e conversas de usuários.
Leia mais:
- Anthropic quer usar suas conversas para treinar o Claude – mas tem como impedir
- ChatGPT 4 ou 5? Veja um comparativo de qual o melhor
- 5 prompts para descobrir o que o ChatGPT sabe sobre você
Tendências e panorama do relatório
O ranking da Andreessen Horowitz também destacou:
- Empresas chinesas como Quark (do Alibaba), Doubao (da ByteDance) e Kimi (do Moonshot AI) entre os 20 mais populares na web. No mobile, a ByteDance emplacou o Doubao no 4º lugar;
- O crescimento de Perplexity e Claude, que mantêm ritmo de adoção estável, enquanto DeepSeek viu queda de mais de 40% na web desde o pico em fevereiro;
- A entrada de startups como Lovable e Replit, que estrearam na lista principal;
- Uma renovação no mercado mobile: 14 novos apps entraram no top 50, reflexo da limpeza de clones do ChatGPT nas lojas de aplicativos.

O levantamento usou dados de Similarweb (para produtos web) e Sensor Tower (para apps móveis).
Pelo quinto relatório consecutivo, 14 empresas se mantêm entre os produtos de IA mais relevantes, entre elas ChatGPT, Perplexity, Character AI, Midjourney, ElevenLabs e Hugging Face.
A conclusão da Andreessen Horowitz é clara: o ChatGPT ainda domina, mas a disputa está cada vez mais acirrada, com Google, xAI e players chineses crescendo no retrovisor da OpenAI.
O post Rivais encostam no ChatGPT: relatório mostra avanço de Gemini, Grok e Meta AI apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/28/internet-e-redes-sociais/rivais-encostam-no-chatgpt-relatorio-mostra-avanco-de-gemini-grok-e-meta-ai/