A Arábia Saudita contará com a ajuda de robôs para acelerar a construção de sua megacidade futurística. A Neom Investment Fund (NIF), área estratégica de capital do projeto, fez um investimento na GMT Robotics, empresa de soluções robóticas da Europa.
A iniciativa ambiciosa de erguer uma cidade moderna no meio do deserto visa atrair turistas e diversificar a economia do país, o maior exportador de petróleo do mundo.
O que sabemos sobre os robôs da Arábia Saudita
- O setor responsável pelo direcionamento estratégico de capital da Neom fez um investimento significativo na GMT Robotics da Europa.
- Informações sobre os tipos e a forma de utilização dos robôs ainda não foram divulgadas. No entanto, há algumas pistas sobre a área em que a tecnologia provavelmente será aplicada.
- Como mencionado no Olhar Digital, o projeto Neom está utilizando cerca de 20% do suprimento global de aço.
- É possível que os robôs sejam designados para a produção de vergalhões – as barras de aço ou ferro que sustentam construções de concreto.
- A demanda por aço por si só não é a única pista. O CEO da GMT Robotics também deu a entender isso em um anúncio:
Tendo trabalhado na indústria de vergalhões de diversas formas nos últimos 30 anos, é muito emocionante chegar a um ponto em que a adoção em larga escala da robótica e automação para melhorar o processo de vergalhões está acontecendo. Compartilhamos a ambição da Neom de repensar como a construção é realizada e esperamos uma parceria altamente bem-sucedida que ajudará a revolucionar a indústria da construção
Ulrich Deichmann, em comunicado da Neom.
Leia mais:
- Obras do prédio que vai abrigar nove milhões de pessoas aceleram
- Como tirar visto americano de turismo: passo a passo
- Você iria? 10 viagens e passeios inusitados para milionários
Solução robótica visa acelerar a entrega da megacidade
A Neom é o projeto central da Arábia Saudita para transformar sua economia, atualmente dependente do petróleo, em uma voltada para o turismo. Entre os principais empreendimentos estão a megacidade Line e os arranha-céus gêmeos Epicon. O uso de robôs é uma das soluções para acelerar a construção e entrega dessas e outras obras futuristas, além de ajudar a reduzir o consumo de materiais e a necessidade de mão de obra.
A iniciativa ocorre após o investimento da Neom na produção de concreto e na construção de uma fábrica de concreto multiusina. A vitória da Arábia Saudita para sediar a Copa do Mundo da FIFA 2034 também deve ter influenciado a decisão. Espera-se que a construção na região se intensifique na próxima década.
O post Robôs vão ajudar a construir megacidade da Arábia Saudita apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/23/pro/robos-vao-ajudar-a-construir-megacidade-da-arabia-saudita/