A OpenAI quase dobrou seu valor de mercado para US$ 157 bilhões após arrecadar US$ 6,6 bilhões, o maior investimento de capital de risco da história. Com isso, se tornou a terceira maior empresa de capital de risco do mundo, atrás da SpaceX e da ByteDance.
A empresa, fundada em 2015 e liderada por Sam Altman, planeja usar os fundos para pesquisas em inteligência artificial, aumentar sua capacidade computacional e desenvolver novas ferramentas.
A rodada de financiamento foi liderada pela Thrive Capital, com participação da SoftBank, Microsoft, Nvidia, Tiger Global e MGX, de Abu Dhabi.
Além disso, a OpenAI impôs uma exclusividade aos investidores, impedindo-os de investir em concorrentes, como Anthropic e xAI, de Elon Musk. A Apple, que usa a tecnologia da OpenAI, teria abandonado negociações para participar do investimento.
Leia mais:
- Aprenda a usar o ChatGPT: 10 dicas valiosas para criar perguntas precisas
- OpenAI: empresa do ChatGPT discute ter fins lucrativos — e há consequências
- 5 dicas para usar o ChatGPT de maneira mais eficiente
ChatGPT: cada dia mais popular e relevante
- A diretora financeira da OpenAI, Sarah Friar, destacou que mais de 250 milhões de pessoas usam o ChatGPT semanalmente, afirmando que a IA está revolucionando áreas como educação e saúde.
- Recentemente, Altman mencionou que a OpenAI “não é uma empresa normal” após a saída da diretora de tecnologia, Mira Murati, e sua própria demissão temporária pelo conselho, que causou turbulência interna.
- Após protestos de funcionários, a Microsoft ajudou Altman a retornar ao cargo.
A OpenAI também está considerando se transformar em uma corporação de benefícios com fins lucrativos, em vez de ser controlada por um conselho sem fins lucrativos. O conselho discute a possibilidade de Altman receber ações da empresa, mas ainda não houve decisões finais sobre isso.
O post Rodada de financiamento histórica torna OpenAI ainda maior apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/04/pro/rodada-de-financiamento-historica-torna-openai-ainda-maior/