A solução de energias renováveis em residências vem crescendo diariamente. Muitos bancos, por exemplo, oferecem financiamentos para que pessoas físicas possam adquirir tudo o que é necessário para se ter energia solar em casa.
Perceba que escrevi energia solar. Só que, agora, se você quiser experimentar a eólica (aquela gerada pelo vento), já é possível também.
Leia mais:
- Como economizar energia elétrica durante o verão?
- Como colocar placa solar em casa em 5 passos
- E se o carro elétrico ‘carregasse’ sua casa? A GM tornará isso realidade
O velejador Claudio Teixeira usou o conceito dos veleiros para transformar sua casa em pequeno parque gerador de energia eólica. A partir do conceito observado, ele desenvolveu um modelo de turbina, pequena e de baixo custo.
A partir daí, a startup Khatavento criou solução que usa asas móveis verticais para produzir a energia renovável. O desenho da usina da empresa foi criado para maximização da captura de vento a partir de qualquer direção.
O CEO da Khatavento, Fernando Moreira, explicou ao UOL que, com asas articuladas, gerar energia supera em cinco vezes a maneira de outros sistemas. “Estamos comprometidos a impulsionar a transição para a energia mais sustentável no planeta”, diz.
Energia eólica residencial
- Segundo o CEO, o sistema de sua empresa maximiza a captura do potencial eólico de turbinas de eixo vertical a partir das asas articuladas, que se movem conforme o fluxo do vento em qualquer direção;
- Isso amplia a área de captura do vento e minimiza áreas resistentes às rotações;
- Por isso, a turbina consegue aumento significativo de torque ante turbinas de asas fixas;
- Isso também permite a captura do vento com baixa velocidade, trabalhando com rotações mais baixas.
“É opção bastante competitiva para áreas pequenas, com ventos de baixa, média e altas intensidades, como “rooftops” de prédios em grandes centros”, afirmou Moreira.
A ferramenta visa contribuir com a diversificação das fontes de energia renovável ao otimizar a geração de energia eólica e permitir a implementação do sistema em regiões urbanas com pouco espaço.
“Isso tem impacto positivo no meio-ambiente, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa”, informou o CEO.
A fabricação das turbinas de asas articuladas se dá com materiais, como alumínio, aço e fibra de vidro. Além disso, ele contou que a manutenção é simples e de baixo custo. A tecnologia vem sendo trabalhada há cinco anos, tem duas patentes e já recebeu R$ 5 milhões em investimentos.
É solução altamente escalável. Você poderá instalar em sua residência, ou escritório, uma ou mais turbinas de forma combinada. Além disso, poderemos também instalar em conjunto com placas solares. Nossa ideia é facilitar a utilização, seja ela somente com turbinas eólicas ou em conjunto com diversas tecnologias.
Fernando Moreira, CEO da Khatavento, em entrevista ao UOL
Já que as turbinas não estão em produção em escala para o mercado, não há estimativa de quanto custará ao consumidor final, mas Moreira garantiu sua simplicidade e acessibilidade.
O consumo médio de uma família de três pessoas costuma ser, em média, de 3,3 mil kWh, portanto, entendemos que uma de nossas usinas com 3,5 m de altura atenda a demanda. O excedente de energia poderá ainda ser vendido para a concessionária local de energia.
Fernando Moreira, CEO da Khatavento, em entrevista ao UOL
Agora, a startup trabalha em gerador, capaz de atuar em conjunto e está buscando investimentos para a produção em larga escala de seu sistema. Ainda, atua para obter parcerias com outras empresas, visando ampliar seu alcance no mercado mais rapidamente.
O post Sabia que você pode ter energia eólica em casa? Descubra como apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/06/06/pro/sabia-que-voce-pode-ter-energia-eolica-em-casa-descubra-como/