19 de dezembro de 2024
Sam Altman quer mudar OpenAI, mas há obstáculos
Compartilhe:

No ano passado, a OpenAI, controlada por organização sem fins lucrativos, tentou demitir Sam Altman, seu líder de destaque, mas a tentativa fracassou.

Desde então, Altman tem trabalhado para retomar o controle da empresa e reestruturar a organização para remover a supervisão da entidade sem fins lucrativos, como mostrou o The New York Times.

Ele e seus colegas estão negociando com investidores e o conselho da OpenAI para definir um valor justo pelo controle da empresa, negociação que pode envolver cifras na casa dos bilhões de dólares.

Altman tem planos para uma OpenAI focada nos lucros

  • Altman acredita que, sem a organização sem fins lucrativos no comando, a OpenAI teria maior liberdade para captar grandes investimentos e competir de forma mais eficaz com gigantes, como Google, Meta e Amazon;
  • Ele deseja transformar a OpenAI em empresa completamente lucrativa, sem as limitações impostas pela missão social de seu modelo original;
  • A organização sem fins lucrativos exige que a OpenAI coloque os interesses da humanidade à frente dos lucros, o que limita o crescimento e a agilidade da empresa no mercado altamente competitivo de inteligência artificial (IA).
OpenAI foi fundada com a missão de ajudar a humanidade ao invés de buscar lucros (Imagem: QINQIE99/Shutterstock)

Leia mais:

  • Her da vida real? Voz do ChatGPT pode ser apaixonante, admite OpenAI
  • Marco Legal da Inteligência Artificial: entenda os 5 principais pontos
  • 14 perguntas e respostas sobre Inteligência Artificial (IA)

A reestruturação enfrenta complicações legais, com a Microsoft e outros investidores fundamentais na negociação.

Além disso, a OpenAI levantou US$ 6,6 bilhões (R$ 41,5 bilhões, na conversão direta), mas esses recursos se transformarão em dívida se a estrutura da empresa não for alterada dentro de dois anos, o que coloca a empresa em situação financeira instável.

A reestruturação também envolve debates sobre o futuro da inteligência artificial, levantando preocupações regulatórias e éticas, já que a OpenAI desempenha papel crucial no desenvolvimento da IA e no impacto de suas tecnologias na sociedade.

sam altman
Altman acredita que a organização sem fins lucrativos limita o crescimento da OpenAI (Imagem: PatrickAssale/Shutterstock)

O post Sam Altman quer mudar OpenAI, mas há obstáculos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/19/pro/sam-altman-quer-mudar-openai-mas-ha-obstaculos/