20 de setembro de 2024
Compartilhe:

Se você acordou nesta segunda-feira (9) em São Paulo e viu o céu cinza, saiba que está respirando o pior ar do mundo. É isso que diz o IQAir, que monitora a qualidade do ar pelo mundo. De acordo com o site, por volta das 10h (horário de Brasília), a capital paulista estava com o ar mais insalubre do que em cidades como Pequim e Tóquio, conhecidas pelos alto volume de poluição. Resultado pode ser consequência das queimadas recordes e da atual onda de calor.

Neste horário, a capital paulista bateu 160 no índice do site, superando cidades como Lahore, no Paquistão, Jerusalém, em Israel, Doha, no Catar e Pequim, a China. Na tarde desta segunda, a posição do Brasil no ranking caiu para terceiro, mas a qualidade do ar piorou, alcançando 163.

O IQAir é uma empresa suíça especializada em tecnologia de purificação de ar, medição da qualidade do ar e soluções para melhorar a saúde respiratória. A plataforma ainda fornece dados sobre poluição do ar, permitindo que os usuários acompanhem a qualidade do ar em suas regiões, com base em parâmetros como níveis de partículas finas (PM2.5), poluentes gasosos e outros indicadores ambientais.

Mapa ar no Brasil (Imagem: IQAir)

Leia mais

  • Mundo registra dia mais quente da história pela segunda vez consecutiva
  • Calor extremo matou quase 50 mil pessoas na Europa em 2023
  • Lugar mais quente da Terra bateu recorde de temperatura em julho

Brasil deve virar um dos locais mais quentes do mundo essa semana 

Após um agosto de temperaturas oscilantes (no Brasil), com ondas de frio e calor, setembro já começa a trazer o clima quente característico do segundo semestre. De acordo com uma nova previsão, a partir deste domingo (8) o Brasil começa a ser atingido por uma bolha de calor extremo, que deve elevar consideravelmente as temperaturas em boa parte do país.

Pessoas andando na rua de uma cidade encoberta por fumaça de queimadas
(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

De acordo com o site Tempo.com, as temperaturas máximas do período estão previstas para as tarde de quarta (11) e quinta-feira (12), nas regiões entre o norte do Mato Grosso do Sul e o sul do Mato Grosso, nesses dias, o Brasil pode se tornar um dos locais mais quentes do mundo, e a temperatura pode chegar a bater os 43°C em partes das regiões afetadas.

Segundo a previsão, com essa temperatura, o Brasil vai ser o local mais quente do hemisfério sul, superando inclusive o calor do deserto australiano. No cenário global, entretanto, a previsão indica que seremos o terceiro mais quente do mundo, atrás do deserto da Arábia Saudita e do sul da Califórnia (EUA).

O post São Paulo registra a pior qualidade de ar do mundo nesta segunda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/09/ciencia-e-espaco/sao-paulo-registra-a-pior-qualidade-de-ar-do-mundo-nesta-segunda/