
Em breve, o reconhecimento facial e um “passe digital” no celular podem substituir passaporte e cartão de embarque. A proposta é da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), ligada à ONU, que quer modernizar o processo de viagem com uma identidade digital, segundo relata o site EuroNews.
A ideia é permitir que os passageiros façam todo o trajeto no aeroporto — do despacho de bagagem ao embarque — sem papel, apenas com biometria e uma credencial armazenada no smartphone.
Essa identidade seria atualizada em tempo real em caso de mudanças no voo, como atrasos ou cancelamentos.
Leia mais:
- Como é a tecnologia de reconhecimento facial da Meta?
- Rosto de suspeito recriado com DNA é usado em software de reconhecimento facial
- Após falhas, reconhecimento facial é proibido em rede de lojas dos EUA
Testes já começaram
- Testes já estão em andamento em países como Finlândia e Singapura, além de aeroportos como Schiphol (Amsterdã) e companhias aéreas como a Ryanair, que planeja eliminar os cartões físicos ainda este ano.
- O objetivo? Agilizar o fluxo de passageiros — que pode dobrar até 2040, segundo a IATA — e também melhorar a segurança.
- A OACI afirma que o novo sistema pode ajudar a reprimir a fraude de identidade e o tráfico de pessoas, fornecendo uma maneira mais robusta de verificar quem está voando.
Privacidade dos passageiros ainda é discutida
Apesar da praticidade, surgem preocupações com privacidade, vigilância e segurança dos dados. Empresas como a Amadeus garantem que informações serão apagadas em segundos após o uso, mas o debate permanece.
Por ora, o uso do sistema será opcional para os países. Mas o futuro das viagens pode estar cada vez mais… na palma da mão — ou no seu rosto.

O post Sem papel e filas? O futuro digital das viagens aéreas apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/14/carros-e-tecnologia/sem-papel-e-filas-o-futuro-digital-das-viagens-aereas/