Uma nova tripulação de três taikonautas (designação para astronautas da China) será lançada à estação espacial Tiangong no fim da tarde desta terça-feira (29).
O que você vai ler aqui:
- A China vai enviar um novo trio de astronautas ao espaço;
- Chamada Shenzhou-19, a missão será lançada a bordo de um foguete Long March 2F, a partir do do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan;
- Em uma coletiva de imprensa realizada na véspera do lançamento, a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) revelou os nomes dos tripulantes.
De acordo com a agência de notícias Xinhua, Cai Xuzhe, Song Lingdong e Wang Haoze vão decolar às 17h27, no horário de Brasília (4h27 da manhã de quarta-feira, pelo horário local de Pequim).
Você pode assistir toda a operação pelo canal oficial do site Space.com no YouTube, que vai retransmitir o sinal da emissora chinesa CCTV com exclusividade a partir das 15h. O trio deve chegar ao destino cerca de sete horas depois.
Ao chegarem, os três se juntarão aos astronautas da tripulação Shenzhou-18, que entregarão o controle da estação espacial em uma cerimônia oficial nos próximos dias, retornando em seguida para a Terra após seis meses de missão.
Leia mais:
- China pretende pousar astronautas na Lua até 2030
- China desenvolve “tijolos lunares” para futura construção de base na Lua
- China está prestes a ultrapassar os EUA na corrida pela energia por fusão nuclear
O que os novos astronautas da China vão fazer na estação Tiangong
Cai, de 48 anos, que assume o comando da missão Shenzhou-19, também liderou a Shenzhou-14, em 2022. Já Song e Wang, ambos nascidos na década de 1990, são estreantes no espaço.
Song, ex-piloto da Força Aérea, e Wang, engenheira sênior na Academia de Tecnologia de Propulsão Aeroespacial da China, integram a terceira geração de astronautas chineses, com Wang sendo a única engenheira de voo espacial do país e terceira mulher a participar de uma missão tripulada.
Durante 180 dias, o time vai realizar diversas funções, como acompanhar a chegada da nave de carga Tianzhou-8 e, ao final, recepcionar a tripulação Shenzhou-20. Entre as atividades programadas ao longo do período de permanência em órbita, estão 86 experimentos científicos, manutenções externas, instalação de proteções contra detritos espaciais e ações educativas.
Segundo a CMSA, a previsão de retorno da tripulação Shenzhou-19 ao local de pouso de Dongfeng, na Mongólia Interior, é para o final de abril ou início de maio do próximo ano.
O post Shenzhou-19: China lança astronautas ao espaço esta tarde – veja ao vivo apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/29/ciencia-e-espaco/shenzhou-19-china-lanca-astronautas-ao-espaco-esta-tarde-veja-ao-vivo/