20 de abril de 2025
Smartwatch que salva vidas? IA do Google detecta parada cardíaca
Compartilhe:

Um estudo liderado pelo Google Research demonstrou que um algoritmo de aprendizado de máquina em um smartwatch pode detectar perda repentina de pulso com alta especificidade (99,99%) e sensibilidade moderada (67,23%). A pesquisa foi publicada na revista Nature.

O sistema, projetado para identificar paradas cardíacas fora do hospital (OHCA), pode automaticamente chamar serviços de emergência se um evento for detectado, mesmo sem a resposta do usuário.

A OHCA é uma causa importante de morte súbita, com taxas de sobrevivência altamente dependentes de intervenção imediata. No entanto, muitos casos não são testemunhados, dificultando a resposta rápida.

Leia mais

  • Sinais de parada cardíaca são diferentes entre homens e mulheres, diz estudo
  • Sinais que o corpo dá antes de um infarto para você ficar de olho
  • Novo smartwatch da Apple vai identificar pressão alta

Os pesquisadores treinaram o algoritmo usando fotopletismografia (PPG) e dados de movimento, testando-o em cenários clínicos e ambientes reais.

Sistema, além de detectar a parada cardíaca, aciona a emergência rapidamente assim que identifica o incidente – Imagem dragana991/iStock

Mais detalhes do estudo

  • O estudo incluiu 100 pacientes submetidos a desfibrilação para coleta de dados sobre ausência de pulso, além de 948 usuários para validar o algoritmo em situações cotidianas.
  • O smartwatch identificou a ausência de pulso em 57 segundos, seguido por uma verificação do usuário antes de acionar o serviço de emergência.
  • Apesar da alta especificidade, o sistema apresentou uma taxa de falsos positivos de uma chamada acidental a cada 21,67 anos-usuário. Em outras palavras, um usuário precisaria utilizar o sistema por mais de duas décadas, em média, para que uma chamada de emergência não intencional ocorresse.

O estudo do Google Research foi capaz de evidenciar que a tecnologia em dispositivos vestíveis possui grande potencial para melhorar a sobrevivência em eventos não testemunhados. Contudo, é necessário continuar refinando o algoritmo para reduzir ainda mais os falsos positivos e aumentar sua precisão em condições do mundo real.

Mulher consulta seu relógio Apple
Apesar de bons resultados, o sistema ainda tem brechas, e contabilizou alguns falsos positivos (Imagem: nestudio99?/Shutterstock)

O post Smartwatch que salva vidas? IA do Google detecta parada cardíaca com alta precisão apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/03/02/medicina-e-saude/smartwatch-que-salva-vidas-ia-do-google-detecta-parada-cardiaca-com-alta-precisao/