23 de novembro de 2024
Sony e Raspberry Pi colocam camerazinha em chip com IA
Compartilhe:

A marca Raspberry Pi anunciou uma AI Camera – câmera com inteligência artificial (IA) – desenvolvida em parceria com a Sony. A camerazinha é compatível com os computadores de placa única da Raspberry Pi.

A AI Camera tem aproximadamente 12,3 megapixels e é baseada no sensor de imagem IMX500, da Sony Semiconductor Solutions (SSS). O novo componente da Raspberry Pi é destinado a projetos de IA baseados em visão computacional.

Camerazinha com IA funciona sem precisar de computador

A novidade é a integração de um microcontrolador RP2040, o mesmo utilizado no Raspberry Pi Pico, que permite executar modelos de aprendizado de máquina diretamente na câmera.

  • O que isso significa: a AI Camera da Raspberry Pi pode realizar tarefas de visão computacional (detecção de objetos, reconhecimento facial, rastreamento de movimentos) em tempo real, sem a necessidade de um computador externo.
A AI Camera da Raspberry Pi funciona sem a necessidade de um computador externo (Imagem: Divulgação/Raspberry Pi)

Já o sensor Sony IMX500 oferece alta resolução e qualidade de imagem. Isso permite a captura de detalhes de maneira precisa, o que ajuda a realização de análises sofisticadas.

Outro ponto importante: a camerazinha é integrada ao sistema operacional Raspberry Pi OS. Isso facilita a configuração e o desenvolvimento de aplicações.

  • Além disso, a Raspberry Pi oferece uma ampla comunidade e recursos online para auxiliar os usuários.

Leia mais:

  • Polícia usa IA para desvendar crimes no Reino Unido
  • Marco Legal da Inteligência Artificial: entenda os 5 principais pontos
  • 14 perguntas e respostas sobre Inteligência Artificial (IA)

Aplicações da camerazinha com IA da Raspberry Pi

Camerazinha com IA da Raspberry Pi desenvolvida com a Sony vista de frente
Possibilidades de aplicação da AI Camera da Raspberry Pi com sensor da Sony são vastas (Imagem: Divulgação/Raspberry Pi)

As possibilidades de aplicação da AI Camera com sensor da Sony são vastas – vão desde projetos de robótica e drones até sistemas de monitoramento e automação residencial.

Entre as aplicações comuns para um componente deste tipo, estão:

Além disso, a camerazinha com IA oferece um custo-benefício interessante para estudantes, pesquisadores e desenvolvedores, por exemplo. A AI Camera sai por US$ 70 (aproximadamente R$ 380, em conversão direta) em revendedoras autorizadas da Raspberry Pi.

O post Sony e Raspberry Pi colocam camerazinha em chip com IA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/30/reviews/sony-e-raspberry-pi-colocam-camerazinha-em-chip-com-ia/