
Com transmissão ao vivo em todas as plataformas do Olhar Digital, a SpaceX enviaria a missão Crew-11 com quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quinta-feira (31). No entanto, devido às más condições climáticas, o lançamento foi adiado.
Agora, a cápsula Crew Dragon Endeavour deve decolar no topo de um foguete Falcon 9 a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, na sexta-feira (1), às 12h43 (pelo horário de Brasília).
Standing down from today’s Falcon 9 launch of Dragon due to cloud cover at the launch site.
Teams now targeting Friday, August 1 for launch of Dragon and Crew-11 to the @Space_Station
— SpaceX (@SpaceX) July 31, 2025
“Adiando o lançamento do Falcon 9 hoje devido à cobertura de nuvens no local de lançamento”, diz a publicaqção da SpaceX no X. “As equipes agora têm como meta sexta-feira, 1º de agosto, para o lançamento da [cápsula] Dragon e da [missão] Crew-11 para a estação espacial”.
Quem são os tripulantes da missão
A bordo da espaçonave estarão os astronautas Zena Cardman (comandante) e Mike Fincke (piloto), da NASA, juntamente com Kimiya Yui, da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), e o russo Oleg Platonov, da agência Roscosmos, especialistas da missão. Eles vão substituir os quatro membros da Crew-10, missão que chegou à ISS em março e deve retornar à Terra dentro de poucos dias.
Se tudo correr conforme o planejado, os membros da missão Crew-11 vão passar uma temporada de cerca de 180 dias realizando experimentos científicos e operações de rotina na estação espacial.
Leia mais:
- Nave espacial ‘secreta’ será lançada para testar internet a laser e sensor quântico
- SpaceX lança satélite misterioso ao espaço
- Foguete da SpaceX cria anel semelhante a uma nebulosa no céu
Curiosidades da missão SpaceX Crew-11
Enquanto Cardman e Platonov estarão em seu primeiro voo ao espaço, Yui vai à ISS pela segunda vez e Fincke pela quarta. Como o nome sugere, esta será a 11ª missão operacional de astronautas da SpaceX para a estação sob contrato com o Programa de Tripulação Comercial da NASA. A Crew-11 também é a 97ª missão da empresa em 2025 na contagem geral.

O booster Falcon 9 B1094-3 estará em sua terceira utilização, tendo lançado anteriormente as missões Starlink Group 12‑10, em 29 de abril, e Axiom Ax‑4, em 25 de junho. Este será o sexto voo da cápsula Endeavour, a espaçonave Crew Dragon mais utilizada pela SpaceX.
O post SpaceX adia lançamento de astronautas para a Estação Espacial Internacional apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/31/ciencia-e-espaco/spacex-adia-lancamento-de-astronautas-para-a-estacao-espacial-internacional/