
A SpaceX lançou 21 satélites da Starlink a bordo do Falcon 9 na manhã de sábado (15). O sucesso da missão marcou o 26º voo do foguete, quebrando um recorde de utilizações do primeiro estágio da máquina.
Os satélites fazem parte da constelação de banga larga da Starlink, que já tem quase 7 mil equipamentos operacionais.
SpaceX quebra recorde com foguete Falcon 9
O lançamento aconteceu na manhã de sábado, saindo da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida (Estados Unidos). A bordo do Falcon 9, estavam 21 satélites de banda larga da Starlink (também de Elon Musk, assim como a SpaceX).
Segundo o site Space.com, o propulsor voltou à Terra conforme planejado e pouso em uma plataforma no Oceano Atlântico cerca de oito minutos após a decolagem. Já o estágio superior do foguete levou os satélites até o drone A Shortfall of Gravitas, na órbita baixa do planeta, em cerca de 65 minutos (1 hora e 5 minutos).
Falcon 9 lands on the A Shortfall of Gravitas droneship, completing the first 26th launch and landing of an orbital class rocket pic.twitter.com/x18IxIGtNk
— SpaceX (@SpaceX) February 15, 2025
De acordo com a descrição da missão no site da SpaceX, esse foi o 26º voo do primeiro estágio, quebrando mais um recorde de reutilização do equipamento (o recorde anterior era do mês passado). Desses 26, 15 enviaram satélites da Starlink.
A empresa espacial celebrou o feito em publicação X, destacando ser o “primeiro 26º lançamento e pouso de um foguete de classe orbital”.

Leia mais:
- FOTOS: foguete da SpaceX ilumina céu com espetáculo de luzes
- Fim da novela: OpenAI responde oferta de compra de Elon Musk
- Apple e SpaceX levam internet via satélite Starlink para o iPhone
Mais 21 satélites para constelação da Starlink
- Foram 21 satélites enviados à órbita baixa da Terra. Eles farão parte da megaconstelação da Starlink, que já conta com cerca de 7 mil equipamentos operacionais.
- Dos 21, 13 têm capacidade de comunicação direta com o planeta;
- O lançamento é o 20º voo do Falcon 9 em 2025, e o 14º dedicado à constelação de satélites de banda larga;
- A última vez que o primeiro estágio do Falcon 9 voou este ano foi em 10 de janeiro, marcando a 25º missão do propulsor (também em missão da Starlink – e mais um recorde para o foguete).
O post SpaceX: foguete Falcon 9 quebra mais um recorde apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/16/ciencia-e-espaco/spacex-foguete-falcon-9-quebra-mais-um-recorde/