16 de julho de 2025
SpaceX lança satélites da Amazon que são rivais da Starlink
Compartilhe:

A SpaceX, de Elon Musk, lançou o terceiro lote de satélites do Projeto Kuiper, da Amazon, a bordo do foguete Falcon 9 na madrugada desta quarta-feira (16). O lançamento ocorreu três horas após o lançamento de 26 satélites da Starlink, empreendimento de Musk que é rival do Kuiper.

O plano do fundador da Amazon, Jeff Bezos, é ativar seu serviço de internet espacial (o Projeto Kuiper) ainda em 2025. Para isso, o bilionário conta com a ajuda de parceiros de lançamento, como United Launch Alliance (ULA), Arianespace e Blue Origin, outra empresa fundada por ele.

Parceria momentânea entre Amazon e SpaceX para lançar satélites do Projeto Kuiper é incomum

A parceria entre Amazon e SpaceX na missão de lançamento é considerada incomum. Afinal, o objetivo do Projeto Kuiper é ser um serviço de internet espacial. E quem lidera este nicho de mercado atualmente é a Starlink, da SpaceX, com aproximadamente oito mil satélites ativos e cinco milhões de usuários mundo afora.

Corrida espacial intensifica rivalidade entre Elon Musk e Jeff Bezos (Imagem: WikiMedia Commons)

A Amazon iniciou o Projeto Kuiper em 2019 com a meta de criar uma rede de mais de três mil satélites para fornecer internet banda larga. No entanto, o empreendimento de Bezos enfrenta um prazo apertado imposto pela Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC), que exige 1,6 mil satélites em órbita até julho de 2026.

Os primeiros lançamentos do Kuiper ocorreram em abril e junho. Cada missão enviou 27 satélites a bordo de foguetes da ULA. Ou seja, para cumprir o cronograma, a Amazon precisa acelerar a produção e o lançamento dos seus satélites.

Para atingir essa meta, a Amazon reservou até 83 lançamentos com diferentes parceiros. Entre eles, estão três voos com a SpaceX. Essa corrida espacial intensifica a rivalidade entre Musk e Bezos, dois homens que sempre aparecem nos rankings de pessoas mais ricas do mundo.

A Starlink planeja lançar a terceira geração dos seus satélites a partir de 2026. “Cada um desses novos satélites é projetado para fornecer mais de um terabit por segundo de capacidade de download (>1.000 Gbps) e mais de 200 Gbps de capacidade de upload para os clientes em terra”, diz a empresa, em postagem no X (outra empresa de Musk).

Celular com logotipo da Starlink na tela
Starlink quer colocar a terceira geração dos seus satélites em órbita já em 2026 (Imagem: Ssi77/Shutterstock)

Isso representa mais de dez vezes a capacidade de download e 24 vezes a capacidade de upload dos satélites de segunda geração.

Starlink, em postagem no X

Além disso, a Starlink destacou que velocidade e latência “melhoraram radicalmente”. A ver.

Leia mais:

  • SpaceX lança satélite misterioso ao espaço
  • Para além de Tesla e SpaceX: descubra os projetos mais ambiciosos de Elon Musk
  • Quais as principais potências espaciais em 2025?

SpaceX lança Starship em novo voo em ‘cerca de três semanas’, diz Musk

Musk disse, na segunda-feira (14), que a SpaceX vai enviar a espaçonave Starship ao espaço daqui “cerca de três semanas”.

O mais poderoso foguete do mundo fará seu décimo voo, sendo o quarto de 2025. Dois estágios dele, o Super Heavy e o Ship, foram projetados para serem reutilizados.

Estágio superior do foguete Starship realizando queima do motor durante o voo 7 antes de “explodir” (Imagem: Reprodução/X/Elon Musk)

O lançamento do décimo voo tem sido meio “turbulento” para Starship e SpaceX. O estágio superior da espaçonave explodiu em testes na Starbase, área de lançamento da SpaceX, em 18 de junho, enquanto a equipe preparava um teste de motor de pré-lançamento comum.

Segundo a SpaceX, a causa provável seria a falha de um tanque de nitrogênio pressurizado na área do “nariz” da Starship. Agora, Musk e seus empregados trabalham em uma espaçonave “diferente” para decolar pela décima vez.

Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.

O post SpaceX lança satélites da Amazon que são rivais da Starlink apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/16/ciencia-e-espaco/spacex-lanca-satelites-da-amazon-que-sao-rivais-da-starlink/