Nesta terça-feira (17), a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) concedeu licença para o sétimo lançamento de teste do megafoguete Starship, da SpaceX, a partir da base Starbase, localizada em Boca Chica, no Texas.
Apesar da liberação, a empresa ainda não definiu uma data para o voo. Com o ano próximo do fim, especialistas acreditam que isso só deve acontecer em janeiro de 2025.
FAA GREENLIGHTS SPACEX FOR NEXT STARSHIP LAUNCH
FAA just cleared SpaceX's Starship for multiple Flight 7 missions, signing off on safety and environmental requirements ahead of the next test.
The license covers both the massive Super Heavy booster and Starship vehicle.… https://t.co/qEKxAaMXO8 pic.twitter.com/FJysTyJL8I
— Mario Nawfal (@MarioNawfal) December 18, 2024
Até o momento, o condado de Cameron, onde fica a base, não emitiu avisos de fechamento de estradas, etapa necessária antes de qualquer lançamento. Enquanto isso, a SpaceX segue realizando ensaios de motor, conhecidos como “testes de fogo estático” no booster Super Heavy e no estágio superior Starship. No entanto, os dois módulos ainda não foram integrados.
Static fire of Flight 7 Starship pic.twitter.com/3Xa2bYFkdp
— SpaceX (@SpaceX) December 15, 2024
Marcos alcançados pela SpaceX em voos anteriores do Starship
Quando completamente montado, o Starship atinge 122 metros de altura, tornando-se o maior e mais poderoso foguete já construído. O veículo é composto pelo booster Super Heavy, equipado com 33 motores Raptor, e pela nave Starship, que utiliza seis.
A SpaceX alcançou um feito importante no quinto voo, realizado em outubro. Na ocasião, o propulsor foi capturado com sucesso pelos braços robóticos da torre Mechazilla, na plataforma de lançamento. Já no sexto teste, em novembro, um problema técnico impediu que o feito se repetisse. No entanto, o segundo estágio conseguiu pousar com segurança no Oceano Índico, de acordo com o planejado, registrando imagens impressionantes do momento.
Leia mais:
- NASA: astronauta bilionário da SpaceX é escolhido para comandar agência espacial
- SpaceX acerta contrato inédito com a NASA
- Sucesso: SpaceX cumpre desafio de “empurrar” a estação espacial
Para o sétimo teste, a empresa pretende repetir o pouso da nave no oceano e realizar uma nova tentativa de capturar o booster na plataforma. Segundo o documento emitido pela FAA, a autorização é para lançar o foguete completo de Boca Chica, trazer o booster de volta à plataforma e pousar a nave nas águas do Oceano Índico, a oeste da Austrália.
O Starship foi projetado como um veículo reutilizável para missões de transporte de carga e tripulações. O sistema é capaz de levar grandes cargas à órbita terrestre, e futuramente, à Lua e até Marte. Desde abril de 2023, a SpaceX já realizou seis testes. Para 2025, a empresa planeja intensificar sua frequência de lançamentos, com a expectativa de realizar até 25 voos, já previamente autorizados.
O post SpaceX recebe licença para lançar o megafoguete Starship pela 7ª vez apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/18/ciencia-e-espaco/spacex-recebe-licenca-para-novo-voo-do-foguete-starship/