22 de janeiro de 2026
Spotify promete ficar mais espertinho – mas ainda não no
Compartilhe:

O Spotify anunciou, nesta quinta-feira (22), que o recurso “Prompted Playlists” vai aparecer para assinantes do plano Premium no Canadá e nos Estados Unidos. Por meio da nova função, as pessoas poderão criar listas de músicas apenas escrevendo o que querem ouvir. A inteligência artificial (IA) faz o resto.

Essa ferramenta, que já passou por testes na Nova Zelândia, ajuda a descobrir músicas de um jeito novo, segundo o Spotify. O sistema olha o que você já ouviu e mistura isso com informações atuais, como as músicas mais tocadas no momento e o que está pipocando no mundo, por exemplo.

Usuário pode dar instruções detalhadas para IA escolher músicas e montar playlist no Spotify

Para usar, basta clicar em “Criar” e escolher a opção “Prompted Playlist”. O usuário pode escrever frases completas, como pedir artistas que nunca ouviu ou músicas de um filme específico. A IA cria a lista de músicas e coloca uma pequena explicação do motivo de ter escolhido cada faixa.

Usuários poderão criar playlists apenas escrevendo o que querem ouvir no Spotify – depois, a IA faz o resto (Imagem: Divulgação/Spotify)

Diferente de outras funções, essa permite que você controle melhor o resultado final. É possível criar regras, como pedir apenas músicas que você salvou mas ainda não escutou. Também dá para programar a lista para mudar sozinha todo dia ou uma vez por semana, de acordo com o que você pediu.

O lançamento acontece logo após o Spotify avisar que vai aumentar o preço da assinatura nos EUA, que vai para US$ 12,99 (aproximadamente R$ 69) em fevereiro. O novo recurso deve chegar para todos nesses países até o fim de janeiro. Por enquanto, a função ainda é uma versão de teste (beta) para o Spotify aprender com o uso dos ouvintes.

O post Spotify promete ficar mais espertinho – mas ainda não no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2026/01/22/inteligencia-artificial/spotify-promete-ficar-mais-espertinho-mas-ainda-nao-no-brasil/