A conta Gov.br é essencial para acessar diversos serviços públicos digitais no Brasil, como declarações, certidões e solicitações junto ao governo. Por ser um recurso que armazena informações sensíveis, qualquer brecha de segurança pode expor dados pessoais e causar prejuízos significativos.
Se sua conta foi comprometida ou se deseja reforçar sua proteção, é essencial adotar medidas de segurança eficazes para evitar acessos não autorizados.
Caso receie que alguma atividade suspeita ou alterações indevidas que não fez foi realizada em sua conta, o principal passo é registrar um boletim de ocorrência na Policia Civil com detalhes que fundamentem suas suspeitas, além de cópias de e-mails, prints e todas as provas que conseguir coletar sobre o ocorrido.
Mas, como é sempre prevenir do que remediar, para manter sua conta protegida, o Gov.br oferece recursos avançados de segurança, como a verificação em duas etapas, a limitação de dispositivos autorizados e o login com biometria. Essas funcionalidades dificultam a ação de hackers e aumentam a segurança dos seus dados. Veja abaixo como ativar esses recursos e proteger sua conta.
Leia também:
- O que é e como ter uma conta Gov.br no nível Prata ou Ouro
- Como ativar a verificação em duas etapas na conta gov.br
- Como vincular um CNPJ à conta Gov.br
3 passos para aumentar a segurança da sua conta Gov.br
1. Ativar a verificação em duas etapas
A verificação em duas etapas adiciona uma camada extra de proteção à sua conta, impedindo acessos não autorizados mesmo que sua senha seja comprometida. Para ativá-la:
- Abra o aplicativo Gov.br no seu dispositivo (Android | iOS);
- Acesse sua conta normalmente;
- No menu inicial, role a tela para baixo e selecione “Segurança da conta”;
- Toque em “Verificação em duas etapas”;
- Confirme em “Habilitar verificação em duas etapas”;
- A partir de agora, sempre que acessar sua conta, será necessário inserir um código gerado no aplicativo Gov.br.
2. Limitar o acesso para dispositivos autorizados
Ao ativar essa opção, apenas dispositivos previamente aprovados por você poderão acessar sua conta Gov.br. Para configurar:
- Acesse o aplicativo Gov.br e faça login;
- No menu “Segurança da conta”, selecione “Gerenciar dispositivos”;
- Ative a opção “Habilitar acesso apenas por dispositivos autorizados”;
- Confirme a alteração para restringir acessos futuros a dispositivos não reconhecidos.
Se precisar verificar quais aparelhos têm acesso à sua conta, você pode acessar “Gerenciar dispositivos” e remover qualquer um que pareça suspeito.
3. Habilitar o login com biometria no celular
O login com biometria permite que apenas você acesse sua conta no Gov.br pelo celular, aumentando a segurança. Para ativar esse recurso:
- Acesse o aplicativo Gov.br e entre na sua conta;
- Toque no item “Menu”;
- Selecione “Ativar login com biometria do celular”;
Dicas para manter sua conta protegida
Além das configurações avançadas de segurança, siga essas dicas para manter sua conta Gov.br segura:
- Use senhas fortes e exclusivas: evite combinações simples como “123456” ou “senha” e não reutilize senhas de outros serviços;
- Não compartilhe sua senha: sua conta Gov.br é pessoal e intransferível, e jamais forneça seus dados a desconhecidos, ou mesmo qualquer terceiro;
- Evite acessar sua conta em dispositivos públicos ou compartilhados: computadores e celulares de terceiros podem armazenar suas credenciais;
- Mantenha seus dados de contato sempre atualizado: para receber notificações sobre tentativas de login suspeitas e redefinir sua senha quando necessário.
A segurança digital depende de boas práticas e configurações adequadas. Ao seguir esses passos e dicas, você reduz os riscos de acessos indevidos e protege suas informações pessoais. Caso perceba qualquer atividade suspeita em sua conta, registre um boletim de ocorrência e entre em contato com os canais oficiais do Gov.br.
O post Sua conta Gov.br foi hackeada? Veja como aumentar a segurança dos seus dados e da sua conta apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/04/dicas-e-tutoriais/sua-conta-gov-br-foi-hackeada-veja-como-aumentar-a-seguranca-dos-seus-dados-e-da-sua-conta/