Pesquisadores da Universidade de Sorocaba, com o apoio da FAPESP, identificaram uma bactéria capaz de transformar plástico de garrafas PET em um biopolímero de alta qualidade.
A novidade abre caminho para uma solução mais eficaz e sustentável para o problema do lixo plástico.
Desvendando a vilã da reciclagem
A reciclagem convencional, segundo o pesquisador Fábio Squina, não resolve o problema do plástico de forma eficaz, já que produz materiais com propriedades inferiores.
A nova pesquisa busca mudar essa realidade, oferecendo uma alternativa promissora para lidar com as 350 milhões de toneladas de plástico que se transformam em lixo anualmente.
A bactéria, batizada de BR4, foi encontrada em amostras de solo contaminado por plástico. Pertencente à linhagem Pseudomonas sp, ela não só decompõe o PET, como também produz um biopolímero chamado PHB, que pode ser utilizado na fabricação de embalagens sustentáveis e em aplicações biomédicas.
Para chegar à BR4, os pesquisadores sequenciaram o genoma de 80 bactérias, revelando os mecanismos de ação do microrganismo na degradação dos polímeros. Essa descoberta abre portas para a produção de outros compostos químicos, com aplicações em diversas áreas, como agricultura, cosmética e indústria alimentícia.
Leia mais
- Deixar garrafa PET muito tempo exposta ao sol pode ser perigoso, alertam cientistas
- ONU faz alerta perigoso sobre o futuro do uso de plástico
- Microplásticos passam do intestino e se espalham pelo corpo
Um futuro mais verde
A pesquisa representa um avanço importante no combate à poluição por plásticos e microplásticos, que representam uma ameaça crescente para a vida marinha e terrestre. Os cientistas acreditam que a mesma técnica poderá ser utilizada para degradar outros tipos de plásticos, desde que novas pesquisas sejam realizadas.
O estudo foi publicado na revista Science of The Total Environment e contou com o apoio da FAPESP.
O post Super bactéria brasileira transforma lixo plástico em bioplástico de alta qualidade apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/01/ciencia-e-espaco/super-bacteria-brasileira-transforma-lixo-plastico-em-bioplastico-de-alta-qualidade/