
As tarifas de 25% sobre veículos importados, implementadas na semana passada pelo presidente Donald Trump, já estão afetando a indústria automobilística. As informações são do New York Times.
Empresas como Jaguar Land Rover, Stellantis e Audi pararam de exportar carros para os EUA, fecharam fábricas no Canadá e no México e demitiram trabalhadores.
As tarifas, que podem aumentar o custo de alguns carros em mais de US$ 20 mil, podem reduzir a demanda e aumentar o preço dos veículos.
Embora algumas montadoras, como a General Motors, planejem aumentar a produção nos EUA, muitas ainda estão tentando descobrir como evitar aumentar os preços, o que poderia afetar a acessibilidade para os consumidores.
Leia mais:
- Quer entender o tarifaço de Trump? Um filme da Sessão da Tarde te explica
- Tarifaço: iPhone nos EUA pode ficar com ‘preço de Brasil’
- Carros elétricos: EUA dão um passo para trás
Diante de futuro incerto, modelos podem sair de linha nos EUA
- A estratégia de algumas montadoras é focar em SUVs e picapes, que são mais lucrativos e fabricados nos EUA, mas isso pode resultar em menos opções acessíveis para os compradores.
- A longo prazo, não está claro como as tarifas afetarão a produção e as vendas de carros, mas algumas empresas estrangeiras, como a Jaguar Land Rover, podem optar por parar de vender certos modelos nos EUA, o que pode reduzir a oferta e permitir que as montadoras restantes aumentem os preços.
- Além disso, as tarifas sobre autopeças, que entrarão em vigor em maio, também afetarão os veículos fabricados nos EUA, aumentando ainda mais os custos de reparo.
O impacto dessas políticas ainda é incerto, mas, enquanto isso, os consumidores estão se apressando para comprar carros antes da implementação total das tarifas.

O post Tarifas de Trump: o drástico efeito no setor automotivo apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/08/carros-e-tecnologia/tarifas-de-trump-o-drastico-efeito-no-setor-automotivo/