
Pesquisadores da Califórnia criaram um sistema de inteligência artificial que transforma as ondas cerebrais de pessoas com paralisia grave em palavras faladas.
Como descrito em um estudo da Nature Neuroscience, a tecnologia de IA funciona em tempo quase real e reconstrói o som da própria voz do paciente.
Entenda:
- Uma neuroprótese de IA transforma ondas cerebrais de pacientes com paralisia grave em texto falado;
- O processo leva apenas um segundo, e reconstrói o som da voz do próprio paciente;
- O sistema foi treinado com dados de função cerebral combinados a um modelo de conversão de texto em fala;
- Além de comunicar necessidades e pensamentos, o modelo de IA também pode ajudar a tornar a conexão entre pacientes com paralisia e seus entes queridos mais natural.
De acordo com Gopala Anumanchipalli, co-investigador principal do estudo, a nova tecnologia neuroprostética traz a decodificação rápida de fala vista em dispositivos como a Alexa, da Amazon, e a Siri, da Apple, possibilitando “uma síntese de fala mais naturalista e fluente”.
Leia mais:
- Sem implantes: teclado usa IA e pode ser controlado pela mente
- Microsoft quer criar IA capaz de simular raciocínio do cérebro
- Como a Apple quer criar um “médico virtual” usando IA no iPhone
Neuroprótese de IA leva só 1 segundo para converter ondas cerebrais em fala
Para treinar o sistema de IA, a equipe usou dados de função cerebral de pacientes com paralisia tentando dizer uma série de palavras exibidas em uma tela. Em seguida, os pesquisadores mapearam a atividade neural diante de cada palavra e combinaram os dados a um modelo de conversão de texto em fala – criado com as vozes dos próprios pacientes antes da paralisia.

Em um estudo realizado pela equipe em 2023, a neuroprótese levou oito segundos para emitir o texto falado após o paciente tentar dizer as palavras. Na demonstração mais recente (vídeo abaixo), já houve um grande avanço: a pausa diminuiu para apenas um segundo. E a equipe agora trabalha para acelerar ainda mais o processo e melhorar a expressividade da voz.
Ao transformar ondas cerebrais em palavras faladas, a neuroprótese pode não só ajudar os pacientes com paralisia a comunicar suas necessidades e pensamentos, mas também permitir uma conexão com amigos e família de forma mais natural. “É emocionante que os últimos avanços em IA estejam acelerando muito as interfaces cérebro-computador para uso prático no mundo real em um futuro próximo”, diz Edward Chang, co-autor sênior do estudo.
O post Telepatia? IA transforma ondas cerebrais em texto falado apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/02/ciencia-e-espaco/telepatia-ia-transforma-ondas-cerebrais-em-texto-falado/