As belíssimas auroras não são as únicas consequências das fortes tempestades solares que vem atingindo a Terra nos últimos dias. De acordo com a 404 Media, fazendeiros do centro-oeste dos Estados Unidos estão enfrentando problemas com o GPS durante o fim de semana em um momento crítico para o plantio de milho.
A tempestade solar mais intensa dos últimos 20 anos atingiu o mundo no sábado (11), mas desde sexta-feira o evento já vem causando interrupções nos satélites de GPS, o que está prejudicando a precisão do sistema que controla os tratores nas colheitas.
De acordo com a reportagem, o sistema “Real-Time Kinematic” (RTK) é usado por satélites da John Deere e de outras marcas. Com a interrupção, muitas máquinas estão tomando caminhos errados na colheita e ficando inoperantes.
“Todos os tratores estão parados nas extremidades do campo neste momento, desligados por causa da tempestade solar”, disse Kevin Kenney, um agricultor em Nebraska, em entrevista a 404. “Sem GPS. Estamos bem no meio do plantio de milho. Aposto que os mercados de commodities dispararão na segunda-feira”, completou.
A marca dos tratores confirmou que o problema foi causado pela tempestade solar extrema. “Devido à forma como a rede RTK funciona, as estações base enviavam correções que foram afetadas pela tempestade geomagnética e causavam mudanças drásticas no campo e até mesmo algumas mudanças de rumo drásticas”, disse a empresa.
Leia mais:
- Jato de plasma solar canibal deve atingir a Terra no fim de semana
- Mancha solar com triplo do tamanho da Terra explode 15 vezes em 24 horas
- O que é uma tempestade solar?
“Quando você voltar para esses campos para adubar, pulverizar, cultivar, colher, etc. nos próximos meses, esperamos que as linhas não estejam onde as linhas do AutoPath pensam que estão. Isto afetará apenas os campos plantados em períodos de precisão reduzida. Provavelmente será difícil, se não impossível, fazer o AutoPath funcionar nessas áreas, pois a imprecisão é provavelmente inconsistente”, completou ainda, sem dar uma previsão de quando o sistema será completamente restaurado.
Tempestade solar mais severa dos últimos 20 anos
A Terra enfrentou a mais severa tempestade solar dos últimos 20 anos entre sexta-feira (10) e sábado, provocando auroras boreais e austrais incomuns desde então. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) alertou que a tempestade poderia interferir em sistemas de energia e comunicações via satélite.
Este é o primeiro alerta de tempestade geomagnética “severa” ou G4 emitido pela NOAA desde janeiro de 2005. A escala vai até G5, que é considerado “extremo”.
A tempestade é causada por ejeções de massa coronal, que são erupções de plasma e campos magnéticos da coroa solar, a camada mais externa do Sol. Isso resulta em auroras boreais, um fenômeno óptico que colore o horizonte de maneira incomum.
No nível G4, mais especificamente, há também uma ameaça de problemas generalizados com controle de tensão e impactos à rede que podem afetar alguns sistemas de proteção. Além disso, sistemas de navegação por satélite e de baixa frequência, como GPS, podem ser interrompidos e as operações de espaçonaves também podem ter problemas com carregamento e rastreamento de superfície.
O post Tempestade solar extrema interrompe GPS de fazendeiros durante período crítico apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/05/12/ciencia-e-espaco/tempestade-solar-extrema-interrompe-gps-de-fazendeiros-durante-periodo-critico/