6 de fevereiro de 2025
Tesla: Elon Musk é derrotado de novo e não terá
Compartilhe:

O CEO e fundador da Tesla, Elon Musk, foi derrotado pela segunda vez, na Justiça, na tentativa de passar a receber aumento salarial recorde da montadora. O pacote previa US$ 56 bilhões (R$ 339,27 bilhões, na conversão direta).

Remuneração oferecida pela empresa foi aprovada pelos acionistas, mas rejeitada pela Justiça estadunidense (Imagem: Milos Ruzicka/Shutterstock)

Linha do tempo do salário recorde de Musk

  • O caso ganhou notoriedade em janeiro, quando a juíza Kathaleen St. J. McCormick, do Tribunal de Chancelaria de Delaware (EUA), impediu o aumento;
  • Ela afirmou que os acionistas não foram informados sobre os detalhes, tampouco que os membros do conselho da Tesla tinham independência suficiente para decidir;
  • Em junho, os acionistas da empresa votaram a favor do pacote recorde. Um total de 84% das ações não detidas por Musk ou seu irmão, Kimbal, decidiram aceitar a remuneração;
  • Advogados da Tesla e do bilionário contra-argumentaram, afirmando que essa segunda votação abriu caminho para confirmá-lo, segundo o The New York Times;
  • Já nesta segunda-feira (2), McCormick reafirmou sua decisão, afirmando que o pacote deve ser anulado;
  • O pacote seria pago a Musk por meio de opções de ações e tornaria o empresário sul-africano a pessoa mais rica do mundo.

Ainda em janeiro, segundo a CNN, o julgamento se deu após uma das principais acionistas da Tesla ter contestado o pacote e levado a decisão à Justiça dos EUA.

A juíza disse que, na época, que Musk e o conselho da Tesla “carregaram o ônus de provar que o plano de compensação era justo e não conseguiram cumprir com seu ônus”.

Já nesta segunda-feira (2), a juíza afirmou que, apesar de o pacote ter sido ratificado pela segunda vez, não significa que o salário recorde de Musk foi do melhor interesse dos acionistas.

“O grande e talentoso grupo de empresas de defesa foi criativo com o argumento da ratificação, mas suas teorias sem precedentes vão contra várias vertentes da lei estabelecida”, escreveu McCormick.

Leia mais:

  • Como identificar e evitar arquivos EXE maliciosos no PC Windows
  • Como usar Espaço Privado no Android 15
  • Elon Musk quer usar Justiça para impedir ‘transformação’ da OpenAI

Formato de remuneração do bilionário na Tesla

Elon Musk não recebe salário em dinheiro ou bônus por ser CEO de sua empresa. Sua remuneração é paga por meio de pacotes de opções de ações, permitindo que o bilionário compre milhões de ações da montadora por uma fração do preço de mercado delas.

McCormick concordou com argumento de que o CEO da empresa e o conselho são próximos e observou que o bilionário até admitiu que apenas “negociou contra si” quanto à sua remuneração.

Elon Musk com o rosto de lado e os braços abertos
Musk não recebe salário da Tesla como você e eu (Imagem: Kathy Hutchins/Shutterstock)

A magistrada afirmou ainda que, apesar de Musk ter direito a alguma forma de compensação, o prêmio final não foi justo para com os acionistas da Tesla. “Sem dúvida, havia uma gama de quantias saudáveis ​​que o Conselho poderia ter decidido pagar a Musk. Em vez disso, o Conselho capitulou aos termos de Musk e, então, falhou em provar que esses termos eram inteiramente justos”, pontuou.

O post Tesla: Elon Musk é derrotado de novo e não terá aumento salarial polpudo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/02/pro/tesla-elon-musk-e-derrotado-de-novo-e-nao-tera-aumento-salarial-polpudo/