
A Tesla liberou uma atualização de software para alguns clientes na China que abre caminho para a direção autônoma no país. A tecnologia Full Self-Driving (Supervised) já está disponível nos Estados Unidos, mas vem enfrentando resistências no país asiático. A expectativa, no entanto, é que a autorização saia neste ano.
O novo pacote de serviço inclui assistência de direção em piloto automático para estradas urbanas e um pacote atualizado de mapas, segundo o Wall Street Journal. Os recursos foram descritos como uma otimização de ferramentas já existentes do Autopilot.
Na prática, a tecnologia guia carros para saídas de rampas e cruzamentos, reconhece semáforos para curvas, realiza mudança automática de faixa e encontra as melhores rotas para evitar congestionamentos.
A atualização também ativa uma câmera dentro do carro para monitorar se o motorista está prestando atenção. As gravações não ficarão acessíveis ao cliente, e nem à Tesla, segundo a empresa chefiada por Elon Musk.
Neste momento, o software está disponível apenas para proprietários que optaram pelas funções avançadas de assistência ao motorista da Tesla pelo valor de US$ 8.800.
Leia Mais:
- Tesla identifica problema na direção de mais de 300 mil veículos
- Tesla pode se tornar acionista da Nissan; entenda
- Por que a BYD está de olho no lítio brasileiro?

Corrida contra a concorrente
A busca pelo consumidor chinês tem ficado cada vez mais acirrada — em janeiro, a Tesla perdeu participação para a BYD, líder mundial de elétricos e híbridos plug-in, com queda de 11,5% nas vendas na comparação com o mesmo período do ano passado.
No início do ano, como informou o Olhar Digital, a gigante chinesa anunciou que equipará todos os seus veículos com o software de inteligência artificial (IA) da DeepSeek com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da direção autônoma da montadora.
O atual sistema da BYD — DiPilot — é treinado para entrar e sair de rampas, manter-se na faixa, cruzar, mudanças de faixa autônomas e evitar ou contornar certos obstáculos. O modelo pode atingir mais de 1.000 quilômetros de pilotagem automática sem intervenção manual.
O post Tesla testa recursos do sistema de direção autônoma na China apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/25/carros-e-tecnologia/tesla-testa-recursos-do-sistema-de-direcao-autonoma-na-china/