
Arqueólogos peruanos encontraram um mural pré-hispânico com mais de 3 mil anos no sítio arqueológico de Huaca Yolanda, a 580 quilômetros ao norte de Lima. O mural foi descoberto em um antigo templo com imagens de peixes, estrelas, redes de pesca e plantas.
O mural multicolorido é o primeiro do gênero encontrado na região, afirma a líder da escavação, Dra. Ana Cecilia Mauricio, arqueóloga da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), em comunicado.
Local está sob risco de expansão agrícola
Tintas azuis, amarelas, vermelhas e pretas deram vida ao mural no passado, revelando a riqueza das culturas pré-incas que viviam na região e, segundo a Dra. Mauricio, possuindo “características únicas na arqueologia peruana. Nunca havíamos encontrado iconografia ou desenhos desse tipo antes”, explicou à AFP.
O problema levantado pela arqueóloga é que o sítio arqueológico sofre com ameaças que exigem que algumas ações sejam tomadas:
- Expansão agrícola e uso de tratores estão danificando o sítio.
- Risco de saques e destruição do patrimônio.
- Necessidade de ação urgente do Ministério da Cultura e autoridades locais.
- Importância de sensibilizar comunidades sobre preservação.

Máquinas pesadas, como tratores utilizados para o cultivo, estão danificando seriamente o sítio. Necessitamos que o Ministério da Cultura e as autoridades regionais e municipais atuem com urgência para proteger este patrimônio.
Ana Cecilia Mauricio, arqueóloga da Pontifícia Universidade Católica do Peru, em comunicado da PUCP.
Data correta de construção ainda vai ser avaliada
De acordo com a Smithsonian Magazine, a equipe da Dra. Mauricio também irá realizar “uma análise de radiocarbono nos pigmentos do mural para determinar exatamente quando ele foi criado”. Além disso, até agora, os arqueólogos descobriram apenas uma parcela do mural, com mais de 4 metros de comprimento e cerca de 1,5 metros de altura.
Leia mais:
- Como a Arqueologia Galáctica desvenda o passado do cosmos?
- Crânios deformados eram símbolo de elite há mil anos, diz livro
- Civilização Inca: pesquisadores desvendam mistério sobre registros antigos

Segundo ela, o bom estado de conservação do mural é devido ao fato dele ter sido enterrado pelos construtores para que outro templo fosse construído por cima, algo muito comum na região. Por isso, a arqueóloga explica que será preciso novas escavações para saber exatamente suas dimensões.
Há uma grande chance de que não seja apenas um mural, mas que todo o ambiente onde ele está localizado esteja intacto.
Ana Cecilia Mauricio, arqueóloga da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), à Agência de Notícias Andina, do Peru.
A especialista acredita que o mural “provavelmente ficava em um átrio localizado próximo ao topo de um templo em forma de U”, explica matéria da Smithsonian Magazine.
A região de Huaca Yolanda se localiza no Vale do Chao e é conhecida por suas antigas construções em adobe. Durante anos, a região é explorada pela equipe da Dra. Mauricio.
O post Tesouro arqueológico único de 3 mil anos é encontrado no Peru sob risco de destruição apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/31/ciencia-e-espaco/tesouro-arqueologico-unico-de-3-mil-anos-e-encontrado-no-peru-sob-risco-de-destruicao/