Joias da Era Viking foram desenterradas por um estudante universitário na Dinamarca. Gustav Bruunsgaard estuda arqueologia da Universidade de Aarhus e usou um detector de metais para localizar o tesouro em uma fazenda.
Objetos datam de 800 d.C. e comprovam conexão entre regiões
- Ao cavar o solo, ele descobriu uma pulseira de prata.
- Poucos dias depois, voltou ao campo, um antigo assentamento da Era Viking, e localizou mais seis pulseiras.
- O estudando então alertou as autoridades e especialistas analisaram os itens.
- Eles concluíram que os objetos datam de 800 d.C. e afirmaram que o tesouro comprova a existência de uma conexão de Aarhus com a Rússia e a Ucrânia no leste e as Ilhas Britânicas no oeste.
- De acordo com um declaração do Museu Moesgaard em Højbjerg, a descoberta confirma que Aarhus era um centro importante no mundo viking, que ia do Atlântico Norte à Ásia.
Leia mais
- Resposta para ‘mistério viking’ pode estar em fazenda da Noruega
- Mercado da Era Viking é descoberto por arqueólogos
- Espada viking é encontrada dentro de rio na Inglaterra
Vikings usavam joias como forma de pagamento
De acordo com os pesquisadores, as pulseiras também serviam como uma moeda, chamada de hacksilver, e bastante usada durante a Era Viking. Ao mesmo tempo, os objetos, que pesavam cerca de meio quilo, teriam sido “adaptadas a um sistema de peso comum” e foram usadas “como meio de pagamento e transação”, mostrando “a capacidade financeira dos vikings”.
Os acessórios provavelmente foram produzidos na Dinamarca. No entanto, um “anel enrolado” se assemelha a um estilo de pulseiras da Rússia ou da Ucrânia que teria sido “imitado pelos nórdicos”.
Os três “anéis estampados em forma de banda” inspiraram pulseiras semelhantes também na Irlanda, “onde se tornaram muito comuns”. O tesouro de prata está atualmente em exibição no Museu Moesgaard.
O post Tesouro da Era Viking é descoberto em fazenda na Dinamarca apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/08/20/ciencia-e-espaco/tesouro-da-era-viking-e-descoberto-em-fazenda-na-dinamarca/