7 de julho de 2025
Empresa propõe fusão com Tiktok para evitar banimento da rede
Compartilhe:

Apesar das várias promessas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o impasse envolvendo as operações do TikTok no país continua. A plataforma precisa passar para o controle de donos norte-americanos até o mês de setembro para seguir operando no país.

Um acordo é considerado difícil, especialmente pelo fato do governo da China se manifestar contrário a qualquer negociação. No entanto, um possível entendimento pode ser atingido a partir da criação de uma nova versão do aplicativo.

Trump já deixou claro que não pretende banir a plataforma (Imagem: Saulo Ferreira Angelo/Shutterstock)

Novo aplicativo pode finalizar impasse

De acordo com o portal The Verge, o governo dos EUA está perto de formalizar a venda da rede social para um grupo de investidores de fora da China, incluindo a Oracle. O atual proprietário majoritário ByteDance, dona do TikTok, manteria uma participação minoritária nas operações.

Para que a legislação norte-americana seja totalmente respeitada, seria necessário a criação de uma nova versão do aplicativo. Chamado de M2, ele seria lançada no dia 5 setembro, respeitando o atual prazo para resolução do impasse.

Logo do TikTok com um ícone de proibição por cima em um smartphone; atrás, a bandeira dos Estados Unidos
Rede social pode ser banida do país (Imagem: miss.cabul/lShutterstck)

Apesar dessa ser uma possibilidade concreta, há poucas informações sobre o que efetivamente estaria previsto no acordo. Por exemplo, o que aconteceria com o algoritmo atual? De qualquer forma, especula-se que o aplicativo original deixaria de operar nos EUA até março de 2026.

Leia mais

  • Fim da novela do TikTok? Trump diz que venda está quase fechada
  • Site revela quem são os possíveis compradores do TikTok
  • Adiou de novo: Trump dá mais 90 dias para o TikTok continuar funcionando nos EUA
Logo do TikTok em um smartphone que está em cima de um teclado de computador
Futuro do TikTok nos EUA segue indefinido (Imagem: Sidney de Almeida/Shutterstock)

Rede social chegou a ser retirada do ar

  • O prazo inicial para que o TikTok evitasse o banimento da rede social nos EUA acabou em 19 de janeiro.
  • A justiça do país, então, determinou a interrupção das operações, medida que foi revertida por decreto do presidente Donald Trump, que deu mais 75 dias de prazo para resolver a situação.
  • Sem um acordo, o republicano assinou duas novas ordens de extensão do prazo, que agora vai até setembro.
  • O principal impasse é em relação ao uso feito dos dados coletados pela plataforma, que seriam enviados para o governo da China, representando um risco para a segurança nacional norte-americana.
  • Por isso, o TikTok está sendo pressionado para vender as operações para um dono dos EUA, o que não aconteceu até agora.
  • A empresa chinesa e o governo do país asiático contestam as alegações e acusam os norte-americanos de ferirem os princípios da concorrência justa.

O post TikTok: banimento pode ser evitado com criação de novo aplicativo; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/07/internet-e-redes-sociais/tiktok-banimento-pode-ser-evitado-com-criacao-de-novo-aplicativo-entenda/