
O TikTok está no centro de mais uma polêmica, desta vez no Reino Unido. A rede social planeja demitir 439 profissionais, o que tem gerado preocupações sobre possíveis prejuízos no processo de moderação de conteúdo.
Representantes de sindicatos e especialistas em segurança online assinaram uma carta aberta pedindo uma investigação sobre o corte. O documento foi enviado para a deputada Chi Onwurah, presidente em exercício do Comité de Ciência, Inovação e Tecnologia do Parlamento britânico.
Carta alerta para perigos gerados pelo corte
- Segundo informações do The Guardian, a carta alerta que as demissões podem expor crianças a conteúdo prejudicial.
- Estimativas do órgão regulador do Reino Unido apontam que cerca de 1,4 milhão de usuários do TikTok têm menos de 13 anos.
- Ainda de acordo com o documento, esses trabalhadores são fundamentais para a segurança, proteção de usuários e luta contra deepfakes, toxicidade e outras irregularidades na rede social.
- Ele também acusa a plataforma de querer substituir os moderadores humanos por sistemas baseados em inteligência artificial.
- Por fim, os signatários alegam que que as receitas da empresa cresceram 40% no Reino Unido e que não há nenhuma justificativa aceitável para as demissões.
Leia mais
- Pegadinha do TikTok está causando pânico entre pais
- Perde a noção do tempo no TikTok? Entenda mecanismo por trás
- Canadá: TikTok usou dados de crianças para impulsionar anúncios

TikTok rejeitou as alegações
A deputada Chi Onwurah se pronunciou sobre a demanda. Ela afirmou que os cortes desrespeitam um compromisso assumido pela própria rede social e colocam a segurança do processo de moderação de conteúdo em risco.
Em resposta, um porta-voz da plataforma rejeitou todas as alegações. “Estamos continuando uma reorganização que iniciamos no ano passado para fortalecer nosso modelo operacional global de Confiança e Segurança”, destacou.

Além disso, a empresa afirmou que as medidas anunciadas garantirão uma maior eficiência e velocidade nas operações. De qualquer forma, também se ofereceu a discutir as demissões com os sindicatos do Reino Unido.
O post TikTok pode ser investigado por demissões no Reino Unido apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/10/13/internet-e-redes-sociais/tiktok-pode-ser-investigado-por-demissoes-no-reino-unido/