
Faltam poucos dias para o fim do prazo estabelecido para resolução do impasse envolvendo o TikTok nos Estados Unidos.
O presidente Donald Trump tem até o dia 5 de abril para encontrar uma maneira de manter a rede social operando no país.
O problema, no entanto, continua o mesmo. A plataforma precisa passar para o controle de donos norte-americanos para continuar operando no país. O que a ByteDance, dona da ferramenta, se recusa a permitir.
Chineses ainda não se manifestaram sobre a nova proposta
De acordo com o The Guardian, Trump vai considerar uma “proposta final” sobre o tema nesta quarta-feira (3). A Casa Branca está finalizando planos para um acordo envolvendo investidores norte-americanos, possivelmente incluindo a empresa de tecnologia Oracle e a Blackstone.
Esta proposta ainda manteria a participação dos acionistas não chineses existentes na ByteDance. O vice-presidente dos EUA, JD Vance, o secretário de Comércio, Howard Lutnick, o conselheiro de segurança nacional, Mike Waltz, e a diretora de inteligência nacional, Tulsi Gabbard, irão discutir os últimos detalhes da negociação.
Neste final de semana, o presidente dos EUA prometeu fechar a venda do TikTok antes do prazo. Ela ainda sugeriu que poderia cortar as novas tarifas impostas sobre a China em troca de um acordo sobre o tema. E não descartou a possibilidade de estender o prazo para resolução do impasse.
O governo da China e a ByteDance não se pronunciaram oficialmente sobre a possibilidade venda. Lembrando que Pequim sempre se manifestou de forma contrária a qualquer negociação que colocasse a rede social sob propriedade norte-americana.
Leia mais
- TikTok: Trump diz que rede social será vendida nesta semana
- Futuro do TikTok: reunião na Casa Branca pode selar destino do app
- TikTok: Trump apresenta nova proposta para venda da rede social

Rede social chegou a ser retirada do ar
- O prazo inicial para que o TikTok evitasse o banimento da rede social nos EUA acabou em 19 de janeiro.
- A justiça do país, então, determinou a interrupção das operações, medida que foi revertida por decreto do presidente Donald Trump, que deu mais 75 dias de prazo para resolver a situação.
- O principal impasse é em relação ao uso feito dos dados coletados pela plataforma, que seriam enviados para o governo da China, representando um risco para a segurança nacional norte-americana.
- Por isso, o TikTok está sendo pressionado para vender as operações para um dono dos EUA, o que não aconteceu até agora.
- A empresa chinesa e o governo do país asiático contestam as alegações e acusam os norte-americanos de ferirem os princípios da concorrência justa.
O post TikTok: proposta final dos EUA será apresentada nesta semana apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/02/internet-e-redes-sociais/tiktok-proposta-final-dos-eua-sera-apresentada-nesta-semana/