Muito tem se falado sobre a necessidade de uma transição energética mundial. No entanto, este é considerado um grande desafio devido à alta complexidade para implementação das medidas para descarbonizar a economia global.
Neste contexto, uma região se apresenta como possível líder do movimento de transição energética. De acordo com o relatório Latin America Energy Outlook, lançado recentemente, a América Latina e o Caribe podem servir de exemplo no processo de adoção de energias limpas.
Potencial verde da região precisa ser aproveitado
- O grande segredo é a diversidade de recursos existente nesta região do planeta.
- Embora a matriz energética seja considerada relativamente verde, com uma forte dependência de fontes renováveis, especialmente a hidroeletricidade, os combustíveis fósseis ainda representam uma parcela significativa.
- Por isso, especialistas apontam a necessidade de uma transição mais acelerada para as fontes limpas de energia na América Latina e o Caribe.
- As informações são do Jornal da USP.
Leia mais
- Brasil pode fazer transição energética sem expandir exploração do petróleo, diz estudo
- Estudo: países emergentes fazem melhor o ‘dever de casa’ contra mudanças climáticas
- Estudo alerta para ‘apropriação verde’ na expansão energética do Brasil
Transição energética depende de vários fatores
Segundo o professor Fernando de Lima Caneppele, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, a inclusão social, com a geração de emprego e renda, deve ser uma prioridade para garantir uma transição energética eficiente na região.
Ele destaca que o equilíbrio entre crescimento econômico e sustentabilidade ambiental é um desafio crucial, pois a região é responsável por uma parcela significativa das emissões globais de carbono. O especialista ainda alerta para os desafios socioeconômicos e ambientais envolvidos na implementação de energias renováveis, como os impactos da exploração de minerais essenciais para tecnologias limpas sobre os ecossistemas e comunidades locais.
A inclusão social deve ser uma prioridade, garantindo que todos os segmentos da sociedade se beneficiem do desenvolvimento de energias limpas, e isso deve receber uma atenção especial dos países latino-americanos, uma vez que estes ainda não alcançaram um nível de desenvolvimento comparado aos países do norte global.
Fernando de Lima Caneppele, professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP
Quanto aos investimentos necessários para as energias limpas, o especialista questiona a viabilidade e suficiência dos fundos e recursos propostos, ressaltando que os desafios relacionados ao fortalecimento das redes de transmissão e distribuição exigem uma análise detalhada dos obstáculos técnicos, financeiros e regulatórios que podem comprometer a integração eficaz de fontes renováveis.
Por fim, o professor observa que obstáculos políticos, econômicos e culturais podem limitar a eficácia da cooperação global necessária, sugerindo a necessidade de uma diplomacia energética mais robusta, que possa superar esses desafios.
O post Transição energética: América Latina e Caribe podem dar exemplo global apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/29/pro/transicao-energetica-america-latina-e-caribe-podem-dar-exemplo-global/