
Os meios de transporte são parte significativa para a emissão de gases poluentes no nosso planeta. Segundo o Inventário de Emissões Atmosféricas do Transporte Rodoviário de Passageiros no Município de São Paulo, publicado em 2017, mais de 70% da emissão de gases do efeito estufa vem de carros particulares. Com isso, a discussão da sustentabilidade nesse setor vem aumentando a cada dia.
O relatório Tendências Tecnológicas da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi) sobre o futuro do transporte destaca aumento estrondoso no número de invenções sustentáveis para a área. Eram 15 mil em 2003, passando para 120 mil em 2023, ou seja, aumento de 700%. Os dados são baseados no número de patentes sustentáveis para o setor de transportes.
Transporte sustentável
Como destaca o Jornal da USP, em entrevista à Rádio USP, o Doutor em Engenharia dos Transportes, Lucas Melo, disse o seguinte: “Pensar na importância da sustentabilidade do transporte é pensar em reduzir impactos ambientais, ou seja, a gente contribuir com a mitigação de mudanças climáticas, melhorando a qualidade do ar e a qualidade de vida nos ambientes urbanos, como diminuindo os congestionamentos e a poluição sonora, por exemplo.”
Além disso, a busca por soluções sustentáveis é, consequentemente, a busca por inovações tecnológicas, outro ponto favorável ao investimento nessa área. Atualmente, os líderes em número de patentes sustentáveis são China, Estados Unidos, Japão, entre outros, que lideram os rankings de inovações tecnológicas.
“As urgências das mudanças climáticas exigem que a gente tome medidas mais bruscas de eficiência, principalmente, introduzindo o uso de veículos híbridos e elétricos. E isso faz com que a gente fomente, também, as inovações tecnológicas, proporcionando modelos de mobilidade mais acessíveis e eficientes para todo mundo”, diz Melo.
Sustentabilidade do carro elétrico
- Os carros elétricos são, dentre os meios sustentáveis, com certeza, os mais famosos atualmente, por usarem matriz energética mais limpa;
- De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a venda de carros elétricos aumentou em quase 90% no último ano, chegando a algo em torno de 177 mil veículos;
- Entretanto, o especialista chama a atenção para o fato de que, para ser usado com tranquilidade, o termo “sustentável” tem que se avaliar todas as etapas de produção daquele e, no caso dos carros elétricos, alguns pontos da sua produção são questionáveis;
- O descarte de baterias é preocupante para o meio ambiente, além da matriz energética usada nas fábricas, muitas vezes baseadas em carvão, por exemplo.
“Não adianta a gente ter uma frota enorme de veículos elétricos, enquanto que as fábricas que são utilizadas para construir são baseadas em usinas de produção de energia elétrica, baseadas em carvão, em óleo diesel etc., porque elas são tão poluentes quanto. A gente só está retirando o foco da poluição, ao invés de ser nas cidades, nos locais onde essa energia é produzida. E o final do ciclo desses veículos elétricos, das baterias propriamente ditas, ainda é muito incerto quanto ao descarte, porque elas são compostas de materiais de metais pesados e que são altamente contaminantes no meio ambiente, principalmente no solo.”
Lucas Melo, Doutor em Engenharia dos Transportes, Lucas MeloDoutor em Engenharia dos Transportes, em entrevista à Rádio USP
Leia mais:
- Carros elétricos: 25% dos municípios brasileiros já possuem estações de recarga
- 8 carros antigos da Ford que marcaram época no Brasil
- Carro elétrico dá choque na chuva?
Transporte público é sustentável?
A maioria das soluções sustentáveis propostas no mundo hoje são por meio de invenções e patentes. Porém, há grandes dificuldades na hora de tirar uma ideia do papel e/ou distribuí-la pelo mundo, seja por altos valores de fabricação, pouca infraestrutura, questões burocráticas, etc. Com isso, especialistas sugerem solução mais próxima do que imaginamos.
A melhoria das condições dos transportes públicos é uma pauta bastante defendida por especialistas quando se fala de sustentabilidade no transporte. Além de ser algo mais acessível a políticas públicas, eles transportam quantidade bem maior de pessoas, emitindo menos poluentes, os tornando mais sustentáveis que veículos privados.

(Imagem: Marcelo.mg.photos/Shutterstock)
Ainda mais, entre todos os transportes públicos, o mais eficaz para especialistas é o ônibus, principalmente o ônibus elétrico, devido a sua fácil implementação em qualquer município, já que nem em todos os municípios brasileiros faz sentido existirem trens ou metrôs.
O post Transporte sustentável evolui, mas ainda é pouco acessível apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/26/carros-e-tecnologia/transporte-sustentavel-evolui-mas-ainda-e-pouco-acessivel/