16 de outubro de 2025
Uber transforma motoristas em treinadores de IA
Compartilhe:

Em sua busca para se tornar o aplicativo definitivo para “trabalho flexível”, a Uber lançou um novo piloto que permitirá a motoristas e entregadores dos EUA ganhar dinheiro extra realizando “microtarefas” digitais para treinar modelos de IA.

Essas tarefas incluem gravação de áudio, captura e upload de imagens e envio de documentos em determinados idiomas, conforme revelado pelo CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, em um evento em Washington, DC.

Os prompts variam, mas alguns exemplos incluem “carregar imagens de carros” ou “gravar-se falando em seu idioma ou dialeto local”. Outro exemplo é carregar um cardápio escrito em espanhol, o que pode render até um dólar.

Uber amplia o conceito de “trabalho flexível” ao transformar seus colaboradores em força de treinamento para modelos de inteligência artificial (Imagem: Matthew Nichols1/Shutterstock)

A iniciativa pode posicionar a frota global de motoristas autônomos da Uber como concorrente direta de plataformas como Scale AI e Amazon Mechanical Turk, que empregam mão de obra humana para rotular dados usados em sistemas de IA.

A maior parte desse trabalho é realizada com mão de obra de baixo custo fora dos EUA, considerada essencial no desenvolvimento de modelos avançados.

Leia mais:

  • Como usar o app da Uber no Android Auto
  • O que é o Uber Por Tempo Black? Veja como funciona e como pedir um carro
  • Além de Uber e 99: conheça outros apps de transporte e carona para você usar

Novo modelo de trabalho flexível

  • Os motoristas poderão executar pequenas tarefas de coleta e rotulagem de dados, recebendo pagamentos diretos via aplicativo.
  • A Uber já utilizava esse tipo de trabalho “human-in-the-loop” em fases anteriores, e a recente compra da startup belga Segments.ai reforça a aposta nesse mercado.
  • Haverá mais tempo e informações aos motoristas antes de aceitar corridas. Um novo mapa de calor também indica as zonas de alta demanda e preços dinâmicos, ajudando motoristas a escolher rotas mais lucrativas.
  • O recurso Preferências para Passageiras foi expandido, permitindo que mulheres escolham viajar apenas com passageiras do mesmo gênero.
  • Além disso, motoristas agora podem definir avaliações mínimas para passageiros, contestar reclamações e continuar ativos parcialmente em caso de incidentes menores.
uber
Uber aposta no poder humano para treinar sua inteligência artificial – Imagem: Kevin McGovern/Shutterstock

Nova política para banir motoristas

A Uber também promete melhorias nas políticas de desativação, permitindo que motoristas apresentem sua versão antes de uma decisão definitiva. Casos graves, como violações de segurança, ainda resultarão em banimento completo da plataforma.

A empresa introduziu ainda a Garantia de Viagem Atrasada, oferecendo compensação adicional quando corridas sofrem atrasos por fatores externos. O aplicativo também passará a reforçar lembretes de gorjetas aos passageiros, inclusive por notificações em tempo real nos iPhones.

Segundo o CEO Dara Khosrowshahi, o objetivo é claro: “construir a melhor plataforma para trabalho flexível do mundo.”

Logo da Uber em uma fachada
Uber lança programa para motoristas ganharem com microtarefas de IA (Imagem: Poetra.RH/Shutterstock)

O post Uber transforma motoristas em treinadores de IA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/10/16/pro/uber-transforma-motoristas-em-treinadores-de-ia/