16 de julho de 2025
União improvável? OpenAI quer usar a nuvem do Google para
Compartilhe:

A OpenAI revelou nesta quarta-feira (16) que espera usar a infraestrutura em nuvem do Google para o ChatGPT. A medida faz parte de um movimento mais amplo da desenvolvedora de expandir sua capacidade armazenamento e reduzir a dependência da Microsoft.

Vale lembrar que as empresas são rivais no setor de inteligência artificial (é uma briga entre ChatGPT e Gemini). Além disso, a Microsoft, investidora da OpenAI, é um dos principais nomes no mercado em nuvem – e o Google é rival.

ChatGPT pode contar com uma ajudinha do Google (Imagem: Fabio Principe/Shutterstock)

OpenAI pode contar com o Google para armazenar o ChatGPT

No mês passado, a agência Reuters já havia reportado que a OpenAI estava planejando contar com a infraestrutura em nuvem do Google para armazenar o ChatGPT. Agora, a desenvolvedora confirmou essa intenção.

A união pode parecer improvável, já que as empresas são rivais no setor de IA. A medida tem dois motivos:

  • Reduzir a dependência da Microsoft, que tem uma divisão em nuvem, mas também se tornou uma rival da OpenAI nos últimos tempos. Além disso, uma possível crise na parceria pode ter feito a desenvolvedora procurar outras opções;
  • Aumentar ainda mais a capacidade de armazenamento do ChatGPT, o que permite acompanhar o crescimento do poder de computação da empresa.

Inclusive, desde o desentendimento da OpenAI com a Microsoft, a empresa do ChatGPT adicionou o Google à lista de fornecedores. Você pode relembrar os detalhes da ‘briga’ entre as empresas aqui.

No mercado de nuvem, Google Cloud ainda está para trás em relação à Microsoft (Imagem: iStock/Reprodução)

Google x Microsoft acirram disputa pela OpenAI

De acordo com a CNBC, o Google não será o único fornecedor de estrutura em nuvem da OpenAI. A lista de fornecedores inclui o Google Cloud, mas também o Microsoft CoreWeave e o Oracle. Ou seja, a desenvolvedora está recorrendo a várias opções.

Mesmo assim, a ação da empresa do ChatGPT tem poder de acirrar ainda mais a competição entre as duas. Isso porque a Microsoft é uma das líderes no mercado em nuvem, junto com a Amazon Web Services (divisão em nuvem da Amazon). O Google está bem atrás, com uma divisão ainda pequena em comparação com as rivais.

A OpenAI pode ajudar nesse crescimento. Além disso, o Google também tem contrato de fornecimento de serviços em nuvem com a Anthropic.

Ainda segundo o site, a infraestrutura em nuvem da big tech será executada nos Estados Unidos, Japão, Holanda, Noruega e Reino Unido.

microsoft openai
OpenAI também usa serviços em nuvem da Microsoft (Imagem: DANIEL CONSTANTE / Shutterstock.com)

OpenAI quer comissão em vendas feitas pelo ChatGPT

A OpenAI está testando uma nova estratégia para monetizar seu chatbot de inteligência artificial. A empresa pretende passar a cobrar uma comissão sobre vendas realizadas diretamente pelo ChatGPT, como parte de um esforço para diversificar suas fontes de receita.

Leia mais:

  • Como é trabalhar na OpenAI? Ex-funcionário revela bastidores
  • ChatGPT-4.5: o que é, para que serve e como usar a nova versão do chatbot da OpenAI
  • O que é a Sora, a inteligência artificial da OpenAI que cria vídeos?

A novidade visa permitir que os usuários finalizem compras dentro da própria plataforma, sem precisar ser redirecionados a sites externos. Saiba mais detalhes sobre isso neste link.

O post União improvável? OpenAI quer usar a nuvem do Google para o ChatGPT apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/16/pro/uniao-improvavel-openai-quer-usar-a-nuvem-do-google-para-o-chatgpt/