A partir de 2026, São Paulo deve contar com a primeira usina de dessalinização do estado. A construção será erguida nas margens do Ribeirão Água Branca, um curso de água salobra visível perto da balsa e localizado no município de Ilhabela.
Leia mais
- Fim da sede? Novo sistema transforma água salgada em potável
- Sistema une armazenamento de gelo e dessalinização de água do mar
- Novo sistema produz água potável mais barata com energia solar
- O que acontece se a água da Terra acabar?
Usina de dessalinização
Depois de pronta, a usina deve captar 40 litros de água salgada por segundo, além de processar e liberar pelo menos 20 litros por segundo de água potável para 8 mil habitantes do município, o equivalente a quase um quarto da população.
O edital do governo prevê que a tecnologia empregada “será necessariamente de osmose reversa, precedida de pré-tratamento por ultrafiltração ou outra tecnologia com eficiência equivalente ao propósito da solução e comprovada pela empresa proponente”. Este é um processo no qual é aplicada alta pressão a um volume de água do mar. A água passa através de uma membrana e se obtém água limpa sem que partículas de sal fiquem presas no outro lado da membrana.
Depois de retirado o sal, a água passa por um tratamento de remineralização e está pronta para o consumo humano. Já a salmoura resultante do processo é diluída – para evitar concentrações de sal – e devolvida ao ponto de captação.
Os interessados têm até o dia 25 de junho deste ano para apresentar propostas. A previsão inicial é que a usina seja implantada em 2026. A empresa vencedora também terá que construir um centro de educação ambiental, com auditório, painéis fotovoltaicos e altura máxima de 8 metros, numa área total de 280 metros quadrados. As informações são do G1.
A escolha de Ilhabela
- A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) defende que a construção da usina de dessalinização é necessária em função da quantidade limitada de água oferecida pelos mananciais em Ilhabela.
- A cidade enfrenta problemas no abastecimento e a prefeitura reclama da qualidade dos serviços presados pela Sabesp, ameaçando inclusive romper o atual contrato.
- Ilhabela é o munícipio onde os moradores têm, proporcionalmente, o menor acesso a abastecimento adequado do recurso no estado de São Paulo.
- Localizada no Litoral Norte paulista, a cidade é formada por 19 ilhas.
- A beleza das praias faz com que a população de 35 mil habitantes seja multiplicada por 20 durante a alta temporada.
- E é justamente nesse período que os problemas de distribuição de água ficam mais evidentes.
O post Usina para transformar água do mar em água para beber será construída em SP apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/04/26/ciencia-e-espaco/usina-para-transformar-agua-do-mar-em-agua-para-beber-sera-construida-em-sp/