27 de dezembro de 2024
Uso do fogo pela humanidade pode ser ainda mais antigo
Compartilhe:

Descobertas feitas em uma caverna que abrigou um grupo de neandertais podem representar a evidência mais antiga da domesticação do fogo na Europa. A conclusão é importante, uma vez que este é considerado um dos primeiros passos da evolução humana.

Os pesquisadores destacam que ainda não está claro quais espécies de hominídeos antigos acenderam essas fogueiras pré-históricas. No entanto, concluíram que esta capacidade foi desenvolvida há cerca de 270 mil anos.

Entre 23 e 27 fogueiras foram acesas no local

Para chegar a conclusão, a equipe de cientistas analisou materiais encontrados na caverna Orgnac 3, localizada na atual França. O local era habitado por humanos durante o início e a Idade da Pedra Média, muito antes de o Homo sapiens chegar à Europa.

Várias lareiras foram identificadas na caverna. Além disso, os pesquisadores descobriram recentemente um espeleotema fuliginoso, uma formação mineral que indica a presença de fogo em algum momento no passado.

Vestígios de fogueiras criadas pelos humanos foram encontrados (Imagem: Mr.Somkeat/Shutterstock)

Usando um método de datação chamado fuliginocronologia (técnica de datação que estuda os depósitos de fuligem), os autores do estudo foram capazes de determinar que entre 23 e 27 fogueiras foram acesas há cerca de 270 mil anos. Isso significa que os antigos neandertais podem ter domesticado o fogo.

A equipe responsável pela descoberta ainda afirma que as evidências sugerem que as chamas foram acesas por humanos, uma vez que aconteciam no interior da caverna. Isso descarta a possibilidade que as fogueiras tenham sido fruto de eventos naturais, como a queda de raios.

Leia mais

  • Neandertais tinham um segredo para enfrentar o frio, revela estudo
  • Humanos e neandertais cruzaram há 47 mil anos
  • Neandertais podiam pensar de forma abstrata? Estudo responde
  • Neandertais não adotaram uma tecnologia por causa da gravidade, diz estudo
neandertal
Neandertais teriam dominado a capacidade de de domesticação do fogo há 270 mil anos (Imagem: Esin Deniz/Shutterstock)

Descoberta reescreve a história da domesticação do fogo

  • Anteriormente, a evidência mais antiga do uso repetido e controlado do fogo vinha de uma caverna na Espanha, onde lareiras podem ter sido acesas há cerca de 245 mil anos.
  • Se as novas conclusões estiverem corretas, isso significa que a capacidade de criar fogueiras foi desenvolvida pela humanidade pelo menos 25 mil anos antes.
  • Apesar das evidências, os pesquisadores destacam que não é possível ter 100% de certeza sobre a origem destes incêndios.
  • O estudo foi disponibilizado na revista Research Square e ainda precisa passar pela revisão de outros cientistas.

O post Uso do fogo pela humanidade pode ser ainda mais antigo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/26/ciencia-e-espaco/uso-do-fogo-pela-humanidade-pode-ser-ainda-mais-antigo/