
Se você parar para pensar, em seus últimos lançamentos de smartphones, as empresas estão apostando tudo na IA generativa. Esse foi o grande ponto de venda do Galaxy S25 da Samsung, um foco para o Gemini no Pixel 9 e, claro, a peça central de marketing do iPhone 16 com Apple Intelligence. Nesse último caso, o celular foi lançado inicialmente sem Intelligence, e ainda está sem alguns recursos prometidos.
Mesmo com tantos investimentos, é importante se questionar: vale mesmo a pena comprar um novo smartphone apenas levando em conta sua Inteligência Artificial? Mesmo que tenha alguns benefícios, a IA não é um motivo forte o bastante para investir em um novo aparelho, pelo menos por enquanto.
De acordo com uma pesquisa recente da SellCell, empresa estadunidense de venda de celulares usados, a IA em celulares não tem valor para a maioria dos usuários.
Leia mais:
- Você tem um celular Android? Faça isso para sua bateria não viciar
- Os 8 celulares mais aguardados de 2025: lançamentos, especificações e novidades
- Qual é a porcentagem ideal para carregar o celular?
Se você está pensando em deixar o seu aparelho de lado para comprar um novo modelo pensando apenas nesse ponto tecnológico, não deixe de conferir a matéria abaixo explicando os prós e contras da IA nos smartphones.
Será que você deve deixar seu celular de lado por um modelo com suporte à inteligência artificial?
Os pesquisadores da SellCell ouviram aproximadamente 2 mil pessoas, e a constatação foi de que, para 73% dos que tem iPhone e 87% dos que tem Samsung, a IA não auxilia muito nas tarefas do cotidiano. Além disso, alguns entrevistados disseram acreditar que essa tecnologia nos smartphones funciona mais como estratégia de marketing para impulsionar as vendas.
Ainda assim, mesmo que a maioria dos consumidores não estejam empolgados com a tecnologia, muitos usuários estão considerando migrar de sistema operacional e trocar seu aparelho caso uma IA inovadora de verdade seja lançada.
O que o consumidor pensa
Mesmo que grandes fabricantes estejam enfatizando cada dia mais que o uso de IA aprimora a experiência em seus aparelhos, a pesquisa da SellCell sugere que a tecnologia ainda precisa encontrar um caminho de ser indispensável para os usuários. Diversos entrevistados veem as ferramentas como um truque de marketing em vez de um recurso útil de verdade, principalmente no universo Android.
Dos usuários de modelos da Samsung, nove em cada dez não estão sentidos melhorias concretas com as funcionalidades do Galaxy AI. Entre os donos de iPhone, ainda que exista uma percepção um pouco mais positiva, a maioria ainda está cética a respeito da real utilidade da Apple Intelligence.
Recursos que são úteis
Apesar disso tudo, a IA não é de todo mal, e oferece alguns recursos realmente úteis nos últimos lançamentos de smartphones. Um exemplo disso é o “Circule para pesquisar” do Android, que simplifica algumas pesquisas. Além disso, tanto iPhones quanto dispositivos Android contam com ferramentas de edição poderosas, que podem salvar fotos e vídeos de forma prática e eficiente.
A tradução e transcrição em tempo real também estão se tornando recursos comuns e populares, auxiliando os usuários em diversas situações, desde assuntos de estudo e trabalho, até no lazer de viagens. No caso da Samsung, o usuário pode contar com uma intérprete, que medeia uma conversa entre duas pessoas e reproduz a mensagem de cada uma delas em seu próprio idioma.
Para os donos de iPhone, é possível a criação de emojis com o Genmoji, e também gerar imagens utilizando a varinha gráfica, que utiliza desenhos feitos no aparelho diretamente no aplicativo “notas”.

Recursos mais usados
O estudo ainda destaca quais os recursos de IA que são mais usados nos principais sistemas. No iOS, o “Writing Tools”, ferramenta que auxilia na escrita e formatação de textos, é o favorito, sendo utilizado frequentemente por 72% dos entrevistados. Já outras funções usadas são o “Notificações resumidas” foi apontada por 54%, o “Mensagens prioritárias” por 44,5%, e o “Clean Up” em fotos por 29,1%.
Já no caso do Samsung, o “Circule para pesquisar” é a funcionalidade mais citada entre os usuários, com 82,1%, seguida pelo “Photo Assist” com 55,5%, e do “Chat Assist” com 28,8%. Enquanto isso, ferramentas como “Note Assist” é usado por apenas 17,4%, e o “Browsing Assist” por 11,6%.
Com esses números, é possível entender que a maioria dos recursos não empolga muito o público e não os fazem utilizá-los no dia a dia, o que contribui para não mudarem sua percepção geral sobre a IA.
IA esbarra em problema de confiabilidade
As empresas fabricantes dos novos celulares esperam que os usuários recorram à IA para questões complexas, que seriam difíceis ou impossíveis em versões anteriores de sua tecnologia, como a criação de um roteiro de viagem ou executar funções complexas em casa, que vão além de desligar as luzes e fechar as cortinas.
Porém, um dos maiores problemas do momento tem afetado praticamente todas as formas de IA generativa: a confiabilidade. Os grandes modelos de linguagem (LLMs) por trás dessas tecnologias nem sempre entendem realmente o que estão processando, fazendo com que eles entendam errado as solicitações, ou até mesmo deixe de fora informações essenciais.
Com isso, não é possível confiar totalmente nas IAs para ter referências importantes de assuntos realmente relevantes para as pessoas. Um exemplo disso foram as respostas erradas que a Meta AI forneceu para diversos usuários no WhatsApp, chegando a viralizar na internet e virar motivo de deboche.

Tecnologia tem potencial
Embora a maioria dos entrevistados ainda considere a IA atual como não relevante, uma grande parte dos usuários ainda enxerga potencial na tecnologia. Um em cada seis proprietários de iPhone admite que poderia trocar o sistema operacional, começando a utilizar o Android, por exemplo, caso os recursos apresentados forem considerados inovadores de verdade.
Quase metade dos usuários de iPhone ainda afirmou que as funções de IA pesam na hora de comprar um celular novo, o que mostra que a resistência pode ceder caso os benefícios ficarem claros. Quanto aos usuários da Samsung, somente cerca de 24% veem a IA como algo relevante.
Esses dados provam que a Inteligência Artificial ainda precisa amadurecer e melhorar para realmente convencer o consumidor, oferecendo aplicações mais fluidas e valiosas.
Preço alto e aumento do lixo tecnológico
Além de todas as questões a respeito das funcionalidades não serem tão revolucionárias, é preciso pensar em outros pontos antes de deixar seu smartphone e investir em um novo modelo. Um deles é que já contamos com as IAs nos computadores, muitas vezes não sendo necessário ter no celular também.
Os modelos mais atuais de smartphones que possuem IA também costumam oferecer outros recursos e funções melhores e mais tecnológicos, como câmeras com melhor resolução e baterias com mais autonomia. Contudo, existem outros aparelhos com especificações tão boas e que não contam com a tecnologia de assistente virtual, sendo boas opções mais em conta.
Vale a pena verificar se o seu aparelho atual está em bom estado e possui boas especificações, antes de comprar outro apenas pela tecnologia que nem sequer está totalmente desenvolvida. Isso porque, além dos preços mais elevados, a prática incentiva o aumento do lixo tecnológico sem necessidade, uma vez que o aparelho trocado ainda pode ser usado.

O post Vale a pena comprar um celular exclusivamente devido à inteligência artificial (IA)? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/27/reviews/vale-a-pena-comprar-um-celular-exclusivamente-devido-a-inteligencia-artificial-ia/