
No dia 20 de março é comemorado o Dia Internacional da Felicidade, data em que a Organização das Nações Unidas (ONU) também publica o seu Relatório Mundial da Felicidade. Em 2025, o Brasil subiu oito postos no ranking na lista dos países mais felizes, ultrapassando Chile e Argentina que caíram em suas posições.
Vale ressaltar que entre os critérios de avaliação estão fatores como: expectativa de vida saudável, assistência social, liberdade, PIB, percepções de corrupção e demais itens que consideram o contentamento dos habitantes de cada nação. Confira na sequência, uma breve explicação sobre felicidade, segundo a ciência e a lista com os 10 países mais felizes do mundo.
O que é felicidade, segundo a ciência?
Embora a ONU considere uma série de fatores para compor a lista de países mais felizes do mundo de 2025, existe o que a ciência entende por felicidade. De acordo com o psicólogo israelense Tal Ben-Shahar, especialista em psicologia positiva, felicidade consiste na combinação de cinco elementos: bem-estar físico, emocional, intelectual, relacional e espiritual.
Leia mais
- Qual é o segredo para ser feliz? Ciência dá dica!
- O que determina a felicidade de um país, segundo a ONU?
- Jovens são mais felizes que os mais velhos? Veja o que diz a ciência
Especialista no assunto, Tal Ben-Shahar é Ph.D. pela Universidade Harvard, onde é professor há mais de 20 anos. Além disso, é autor do best-seller intitulado “Being Happy” e defende que a felicidade é uma habilidade que pode ser aprendida.
Algumas das ideias de Tal Ben-Shahar sobre felicidade são:
- A obsessão por ser feliz o tempo todo pode fazer as pessoas se sentirem péssimas.
- O sucesso não leva à felicidade, mas a felicidade leva ao sucesso.
- A alegria pode ser aprendida com técnica e prática.
- Não é preciso ser perfeito para ser feliz.
- Aceitar as emoções negativas, pois elas fazem parte da vida.
- Ser grato pelas coisas boas.
- Praticar esportes.
- Simplificar a vida.
- Aprender a meditar.
- Ter bons relacionamentos.
Por outro lado, a Encyclopedia Britannica apresenta mais um conceito de felicidade, definindo-a como “um estado de bem-estar emocional que uma pessoa experimenta em um sentido restrito, quando coisas boas acontecem em um momento específico”.
Ranking dos 10 países mais felizes do mundo em 2025
1 – Finlândia
Reconhecida por sua qualidade de vida, excelente educação e um forte sistema de bem-estar social que promove felicidade e igualdade, a Finlândia está no top dos países mais felizes de 2025.
2 – Dinamarca
Em segundo lugar no ranking da ONU está a Dinamarca, que se destaca pela infraestrutura sustentável, alta segurança social e uma sociedade com forte senso de comunidade.
3 – Islândia

A Islândia ocupa a terceira posição entre os países mais felizes do mundo em 2025, segundo a ONU. Famosa por seus espetaculares cenários naturais e forte igualdade de gênero, além de uma sociedade muito acolhedora.
4 – Suécia
Em quarto lugar, a Suécia é conhecida por sua excelência em design e inovação, preocupação ambiental e um equilíbrio trabalho-vida bem estabelecido.
5 – Países Baixos
Notáveis por sua infraestrutura de ciclismo, compromisso com energia renovável e uma sociedade aberta e inclusiva. Os Países Baixos possuem políticas urbanas avançadas que incentivam o uso de transportes sustentáveis, tornando suas cidades exemplos mundiais de planejamento e qualidade de vida.
6 – Costa Rica
Costa Rica é amplamente reconhecida por sua rica biodiversidade, que abriga cerca de 5% das espécies do planeta, apesar de seu pequeno território.

Suas políticas ambientais incluem um compromisso de longo prazo com energia renovável, atualmente suprindo mais de 99% de sua eletricidade a partir de fontes limpas.
7 – Noruega
A Noruega é altamente respeitada pela gestão eficaz de seus recursos naturais, em especial petróleo e gás, que sustentam uma economia estável e desenvolvida. Parte das receitas é investida no Fundo de Pensão Governamental, um dos maiores fundos soberanos do mundo.
O país também lidera iniciativas de sustentabilidade, com quase 100% da eletricidade proveniente de fontes renováveis, principalmente hidroelétricas.
8 – Israel
Israel é conhecido mundialmente como um polo de inovação tecnológica, destacando-se em áreas como inteligência artificial, biotecnologia e segurança cibernética. O forte espírito empreendedor do país é impulsionado por um ecossistema vibrante de startups, frequentemente referenciado como a “Nação das Startups”.
Além disso, Israel harmoniza modernidade com um rico patrimônio cultural e histórico, acolhendo locais sagrados e tradições milenares que continuam a moldar sua identidade singular.
9 – Luxemburgo
Luxemburgo, com um dos maiores PIBs per capita do mundo, combina prosperidade econômica com políticas progressistas. O país oferece acesso universal à saúde, educação gratuita e proteção trabalhista robusta, além de investir em sustentabilidade e infraestrutura verde, destacando-se como um exemplo de equilíbrio entre progresso e qualidade de vida.
10 – México
Ocupando a décima posição entre as nações mais felizes do mundo, o México se destaca por sua riqueza cultural, marcada por tradições vibrantes, festivais únicos e uma culinária mundialmente admirada. Com paisagens que variam de praias tropicais a montanhas e desertos, o país possui uma biodiversidade impressionante.

Além disso, o calor e a hospitalidade de sua população tornam o México um lugar acolhedor e inspirador, repleto de história e beleza natural.
O post Veja a lista dos 10 países mais felizes do mundo em 2025, segundo a ONU apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/01/pro/veja-a-lista-dos-10-paises-mais-felizes-do-mundo-em-2025-segundo-a-onu/