Um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano, a chuva de meteoros Geminídeas atingiu o pico de atividade entre sábado (13) e domingo (14), madrugada que representou a melhor oportunidade para ver incríveis “estrelas cadentes”, que, nesse caso em específico, são bem brilhantes e podem ser até coloridas.
Sobre a chuva de meteoros Geminídeas:
- Também chamadas de Gemínidas, essa chuva de meteoros se dá todos os anos, entre 4 e 17 de dezembro;
- Este ano, com a Lua na fase minguante, a visualização esteve mais favorecida;
- Na noite de atividade máxima, foi possível observar acima de 70 meteoros por hora, dependendo do local do observador e das condições do céu.
Entre o fim da noite de sábado e 4h da manhã seguinte (pelo horário de Brasília), o Observatório Heller & Jung, localizado no município de Taquara (RS), capturou 767 meteoros no decorrer de seis horas, de acordo com Carlos Fernando Jung, pesquisador e responsável pelo local. Isso quer dizer que 14 câmeras registraram uma média de 127 meteoros por hora.
Na mesma ocasião, observatórios do Bate-Papo Astronômico, em Santa Maria, e do Clube de Astronomia do Campus Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha registraram mais de 200 meteoros cruzando o céu.
Geminídeas é uma chuva de meteoros diferente
A maioria das chuvas de meteoros é gerada por detritos da passagem de cometas. No caso da Geminídeas, no entanto, ela é formada por resíduos do asteroide 3200 Faetonte – uma rocha espacial que “imita” o comportamento de um cometa.
Esse asteroide mede em torno de 5,8 km de largura e, conforme se aproxima do Sol, vai se tornando mais brilhante (de forma parecida com a que fazem cometas, que são aquecidos e ficam mais ativos e brilhantes quando perdem gases e poeira com o calor). Os cientistas creditam a “atividade cometária” de Faetonte ao sódio.
Por serem mais densas que o habitual, as pequenas rochas espaciais oriundas desse asteroide entram em nossa atmosfera de maneira muito mais lenta, gerando rastros luminosos duradouros e até bolas de fogo esverdeadas.
A chuva de meteoros Geminídeas, assim como qualquer outra, é visível a olho nu. Ela pode ser observada de qualquer lugar do Brasil. Como o próprio nome sugere, seu radiante (ponto onde os meteoros aparentam convergir) é a constelação de Gêmeos.
Leia mais:
- Vídeo mostra meteoro duplo em Porto Rico – fenômeno real ou ilusão de ótica?
- Em 2032, a Terra poderá presenciar uma chuva de meteoros sem precedentes
- O que a cor dos meteoros diz sobre eles?
Veja mais imagens da Geminídeas
Muitas pessoas registraram o fenômeno ao redor do mundo e compartilharam as imagens nas redes sociais. Vamos conferir abaixo:
Geminídeas pic.twitter.com/9UDiByTgQz
— Qualquer coisa / Anything ⚛️ (@selasqueai) December 14, 2025
Around 7:53 p.m. just now, a fireball was captured on the camera facing north in Yamakita Town, Kanagawa Prefecture!
Since it’s the time when people are heading home, many people from Kanto to Hokuriku have witnessed it!The Geminid meteor shower is…pic.twitter.com/vBOAGfITOY
— Lily Brown (@LilyBrown420146) December 14, 2025
Geminid Meteor Shower in time-lapse.
The morning of December 14th, 2025 from Green Valley, Arizona.
I ran the time-lapse from about 10pm the previous evening. Not much activity until after the crescent moon rose.#azwx #GeminidMeteorShower #GoPro pic.twitter.com/pR9ktAGAbi
— Bill Meier (@basicbill) December 14, 2025
先ほど撮影した、ふたご座流星群の火球(明るい流れ星)です。
ふたご座流星群はピークを迎えました。
(12月14日21時30分 千葉県房総半島にて撮影) pic.twitter.com/VDLKgUZ7xN— KAGAYA (@KAGAYA_11949) December 14, 2025
Good work on another full day today.
For now, one shot from last night’s Geminids meteor shower
Miraculously captured in a break in the clouds
And, a time-lapse #Hokkaido #Kushiro #Geminids #IfItResonatesWithSomeoneThat‘sFine #HokkaidoTwitter…pic.twitter.com/ew8BN9V8ak— Madison Lewis (@madison_le84680) December 14, 2025
I couldn’t go far or stay out long last night, but in an incredible stroke of good luck I managed this beautiful and rare red meteor streak through my Orion composition. #geminids # meteor pic.twitter.com/08UEkXDP7x
— Paul M Smith (@PaulMSmithphoto) December 14, 2025
O post Chuva de meteoros Geminídeas: observatórios no Brasil registram centenas de ocorrências apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/12/15/ciencia-e-espaco/veja-imagens-da-chuva-de-meteoros-geminideas-a-melhor-do-ano/
