
No topo da montanha Haleakalā, no Havai, o Telescópio Solar Daniel K. Inouye (DKIST) ajuda astrônomos a prever os ventos e jatos emitidos pelo Sol. Ele é o maior do mundo na classe dos telescópios solares e é capaz de tirar fotos de alta definição da superfície da estrela.
O grupo que administra o instrumento acaba de inaugurar a sua mais poderosa câmera: a Visible Tunable Filter (VTF). A nova ferramenta levou uma década em desenvolvimento até que os cientistas pudessem colocá-la em ação.
“Depois de todos esses anos de trabalho, o VTF é um grande sucesso para mim. Espero que este instrumento se torne uma ferramenta poderosa para os cientistas responderem a questões pendentes sobre a física solar”, disse o Dr. Thomas Kentischer, arquiteto-chave por trás do projeto óptico do instrumento, em um comunicado.
A nova câmera consegue ver detalhes de aproximadamente 10 quilômetros por pixel na superfície da estrela. Para fotografias astronômicas, essa qualidade é extremamente alta, tendo em vista que o Sol está a dezenas de milhões de quilômetros da Terra.
Primeiras imagens do VTF mostram aglomerados de manchas solares, marcas escuras no Sol causadas por campos magnéticos intensos que se elevam do interior da estrela. Cada uma dessas manchas é comparável ao tamanho dos continentes da Terra.
“A importância da conquista tecnológica é tanta que se poderia facilmente argumentar que o VTF é o coração do Telescópio Inouye, e ele está finalmente batendo em seu lugar definitivo”, disse Matthias Schubert, cientista principal do projeto.

Telescópio Inouye vai além da foto
O VTF não tira apenas uma simples foto. Ele consegue captar diversos comprimentos de onda, além de registrar informações sobre a orientação do campo elétrico da luz (fenômeno da polarização).
“Ver aquelas primeiras varreduras espectrais foi um momento surreal. Isso é algo que nenhum outro instrumento no telescópio consegue fazer da mesma forma”, disse a Dra. Stacey Sueoka, engenheira óptica sênior do Observatório Solar Nacional, instituto que administra o projeto.
Esses dados ajudam os cientistas ao revelar detalhes da superfície do Sol, dos campos magnéticos e do plasma, que seriam invisíveis sem o equipamento. Isso colabora para que a comunidade cientifica e a humanidade estejam alerta para ventos solares e seus perigos.
As imagens inéditas do Inouye são apenas o começo do VTF. O grupo pretende fazer mais testes e realizar os ajustes finais para que o telescópio possa entrar em pleno funcionamento a partir do próximo ano.
O post Veja o Sol como nunca antes em fotos históricas feitas por telescópio solar apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/26/ciencia-e-espaco/veja-o-sol-como-nunca-antes-em-fotos-historicas-feitas-por-telescopio-solar/