A NASA se prepara para lançar a missão Artemis 2, primeiro voo tripulado do novo programa de exploração lunar da agência. Será um passo essencial para levar astronautas de volta à superfície da Lua pela primeira vez desde 1972 – algo previsto para acontecer futuramente, com a Artemis 3.
Composta por quatro membros, a tripulação da Artemis 2 vai voar a bordo da cápsula Orion, que será impulsionada pelo foguete Space Launch System (SLS), com lançamento previsto para o mês que vem. O objetivo desta vez é sobrevoar a Lua, testar sistemas e garantir que toda a infraestrutura humana e tecnológica esteja pronta para as próximas fases do programa.
Astronautas não vão pousar na Lua
Diferentemente das missões da década de 1970, a Artemis 2 não pousará em solo lunar. Ela servirá como um grande ensaio em órbita para checar comunicações, suporte de vida, navegação e manobras de alta precisão.
Antes do voo, a NASA realizará uma série final de testes. Um deles, chamado “ensaio geral com combustível”, está programado para o dia 2 de fevereiro. Na ocasião, o SLS será abastecido como se fosse decolar, mas permanecerá em solo. O desempenho desse procedimento será decisivo para confirmar a janela de lançamento entre 6 e 10 de fevereiro. Depois disso, os quatro astronautas passarão por um ensaio completo com o foguete e a cápsula.
O programa Artemis foi criado para restabelecer a presença humana na Lua após mais de meio século. Em 2022, a missão Artemis 1 marcou o início dessa nova fase ao testar o SLS e a Orion em um voo não tripulado que orbitou a Lua. O sucesso da primeira missão deu confiança à NASA para avançar para a etapa atual.

Integram a Artemis 2 os astronautas Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch (todos da NASA) e Jeremy Hansen (da Agência Espacial Canadense). Eles serão os primeiros humanos a viajar até a vizinhança lunar desde o fim do programa Apollo.
Além do simbolismo histórico, a missão tem foco técnico. Será a primeira vez que os sistemas centrados no ser humano – como suporte de vida, controles da Orion e interface de comunicação – serão testados no ambiente lunar. Mesmo sem pousar, a operação permitirá acumular dados e experiência para que a Artemis 3 possa levar astronautas novamente ao solo lunar, o que é previsto para 2027.
Leia mais:
- Artemis 2: conheça a cápsula que vai levar astronautas para sobrevoar a Lua
- Artemis 2: saiba as diferenças entre o novo programa de exploração lunar da NASA e a era Apollo
- Artemis 2: o maior lançamento de 2026 (e dos últimos 50 anos)
Quem são os tripulantes da missão Artemis 2
Christina Koch
Christina Hammock Koch, de 44 anos, é uma veterana de seis caminhadas espaciais. Ela detém o recorde de voo espacial mais longo de uma mulher, com um total de 328 dias no espaço. Engenheira elétrica, Koch ajudou a desenvolver instrumentos científicos para várias missões da NASA.

Ela também passou um ano no Polo Sul, uma aventura árdua que pode ser muito útil para prepará-la para a intensidade de uma missão lunar. Selecionada como astronauta da agência em 2013, ela serviu como engenheira de voo na ISS para as Expedições 59, 60 e 61.
Jeremy Hansen
Jeremy Roger Hansen tem 47 anos. Ele foi um dos dois recrutas selecionados pela Agência Espacial Canadense (CSA) em maio de 2009 através da terceira Campanha Canadense de Recrutamento de Astronautas. É um dos 14 membros da 20ª turma de astronautas da NASA.

Em 2011, formou-se no Treinamento para Candidatos a Astronautas, que incluía instruções científicas e técnicas, instrução intensiva em sistemas da ISS, atividades extraveiculares (EVAs), robótica, treinamento fisiológico, treinamento de voo T-38, cursos de língua russa e treinamento de sobrevivência no mar e na selva.
Victor Glover
Victor Jerome Glover, de 46 anos, foi selecionado como astronauta em 2013 enquanto atuava como membro legislativo no Senado dos EUA. Mais recentemente, serviu como piloto e segundo comandante na espaçonave da missão missão Crew-1, da SpaceX, chamada Resilience, que pousou em 2 de maio de 2021.

Aquele foi o primeiro voo pós-certificação da espaçonave Crew Dragon da SpaceX – o segundo tripulado daquele veículo – e a primeira missão de longa duração a bordo da ISS. Ele também atuou como Engenheiro de Voo no laboratório orbital para a Expedição 64.
Reid Wiseman
Gregory Reid Wiseman, de 47 anos, serviu como Engenheiro de Voo a bordo da ISS para a Expedição 41 de maio a novembro de 2014. Durante a missão de 165 dias, Reid e seus companheiros de tripulação completaram mais de 300 experimentos científicos em áreas como fisiologia humana, medicina, ciências físicas, ciências da Terra e astrofísica.

Eles estabeleceram um marco para a ciência da estação ao completar um recorde de 82 horas de pesquisa em uma única semana. Aquele foi o primeiro voo espacial de Reid, que também incluiu quase 13 horas como astronauta principal durante duas atividades fora do complexo orbital.
O post Veja os astronautas que vão à Lua com a missão Artemis 2 apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2026/01/27/ciencia-e-espaco/veja-os-astronautas-que-vao-a-lua-com-a-missao-artemis-2/
