22 de novembro de 2024
Vida extraterrestre: estudo aponta local para procurar (e não é
Compartilhe:

Os cientistas buscam incansavelmente por sinais de vida extraterrestre. E a mais nova esperança foi depositada em Miranda, uma das luas de Urano. Segundo um novo estudo, existiria um oceano escondido no local que teria as condições necessárias para suportar a vida.

A conclusão do trabalho foi considerada surpreendente. Ela aponta que Miranda é um dos poucos corpos em nosso sistema solar que poderia abrigar uma forma de vida próspera em suas profundezas de água líquida.

Oceano subterrâneo abrigaria água em lua de Urano

Segundo os cientistas, a superfície gelada e rochosa de Miranda estaria escondendo um oceano de água líquida. Esta abundância do recurso ficaria a quase 100 quilômetros de profundidade, abaixo de uma crosta congelada de mais de 30 quilômetros de espessura.

Como este mundo oceânico teria surgido desafia a compreensão da ciência. A possibilidade levantada no estudo é que as forças gravitacionais entre Miranda e as outras luas de Urano teriam sido fortalecidas em alguns momentos do passado.

Lua Miranda, de Urano, foi descoberta em 1948 (Imagem: JPL/Nasa)

Esses movimentos aquecem o interior de uma lua, derretendo o gelo e formando água líquida. O mesmo fenômeno pode ter criado um oceano subterrâneo na lua Europa, de Júpiter.

Com o tempo, no entanto, o oceano de Mirando provavelmente teria congelado significativamente. Mesmo assim, os pesquisadores acreditam que nem toda água desapareceu, o que pode ter sido suficiente para o surgimento da vida. As conclusões foram descritas em estudo publicado no The Planetary Science Journal.

Leia mais

  • Marte: planeta pode ter sido habitável há menos tempo do que se imaginava
  • Vida extraterrestre pode ser um pouco diferente do que esperamos, diz estudo
  • Lua Europa realmente pode ter vida? Veja o que sabemos até então
Miranda é uma das menores luas de Urano (Imagem: Diego Barucco/Shutterstock)

Miranda desperta muitas dúvidas dos cientistas

  • Urano tem 28 luas conhecidas, sendo 27 delas nomeadas em homenagem a personagens das obras de William Shakespeare e Alexander Pope.
  • Miranda é a menor das grandes luas de Urano e tem menos de 500 quilômetros de diâmetro, cerca de um sétimo do tamanho da nossa Lua.
  • Acredita-se que ela seja composta principalmente de gelo misturado com rocha, como a maioria das luas de Urano.
  • A superfície de Miranda apresenta retalhos de diferentes tipos de terreno, incluindo enormes desfiladeiros, cumes e penhascos.
  • Apesar das sugestões dos cientistas, mais estudos são necessários para confirmar se esta água continua existindo ou se secou completamente.
  • Dessa forma, novas missões espaciais ao local devem acontecer nos próximos anos.

O post Vida extraterrestre: estudo aponta local para procurar (e não é tão longe) apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/11/01/ciencia-e-espaco/vida-extraterrestre-estudo-aponta-local-para-procurar-e-nao-e-tao-longe/