
A ilha de Santorini tem uma população de 15.500 habitantes e recebe mais de três milhões de turistas anualmente. Ela é um destinos turísticos mais badalados da Grécia, mas agora está ameaçada pela natureza.
O local foi palco de milhares de terremotos nas últimas semanas.
A situação gerou pânico e fez com que moradores tentassem fugir. As autoridades do país chegaram a fechar escolas e enviaram serviços de emergência para a região.
Terremotos continuam sendo registrados, mas são imperceptíveis
- A maioria dos tremores foi de pequena intensidade.
- O mais forte deles ocorreu no dia 10 de fevereiro e teve magnitude 5,3.
- Apesar dos sustos, não houve registro de mortes ou maiores estragos.
- Os terremotos diminuíram no final de fevereiro e início de março, possibilitando que as atividades no local voltassem ao normal.
- Agora, a maioria dos tremores é inferior à magnitude 3, sendo basicamente imperceptível.
- No entanto, o que está causando esta situação continua sendo um verdadeiro mistério.
- As informações são do The New York Times.
Leia mais
- Você não sentiu, mas tivemos um terremoto no Brasil
- Saiba onde estão acontecendo todos os terremotos no mundo
- Japão pode enfrentar megaterremoto catastrófico de magnitude 9
Risco de erupções vulcânicas está praticamente descartado
Cientistas do mundo todo estão usando monitores sísmicos e veículos subaquáticos controlados remotamente para estudar os tremores e os vulcões da área. Muitas construções ficam na caldeira de Santorini, a borda de um antigo vulcão que deu à ilha sua forma única, praias multicoloridas e formações rochosas.
A última grande erupção no local aconteceu há 3.500 anos e os pesquisadores concordam que não há riscos de novas explosões. Mesmo assim, eles admitem que a recente sequência de terremotos foi sem precedentes e notável.

O diretor de pesquisa do instituto de geodinâmica do Observatório Nacional de Atenas, Athanassios Ganas, foi claro sobre a situação: “Ainda não chegamos a uma conclusão sobre as causas”. Ele ainda destacou que algumas áreas ao lado de penhascos propensas a deslizamentos de terra permanecerão fechadas como medida de segurança.
Já a ministra do Turismo da Grécia, Olga Kefalogianni, destacou que Santorini “continua sendo um destino seguro e hospitaleiro”, acrescentando que a segurança dos residentes e visitantes “é nossa prioridade absoluta”.
O post Você iria? Ilha turística sofreu milhares de terremotos inexplicáveis apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/07/ciencia-e-espaco/voce-iria-ilha-turistica-sofreu-milhares-de-terremotos-inexplicaveis/