24 de novembro de 2024
Você tomaria uma sopa de 49 anos? Conheça um dos
Compartilhe:

Eu sou do time que acredita que sopa não é comida. Eu sei que estou errado, mas não consigo gostar, apesar de reconhecer o quão nutritivas muitas delas são.

Mas não estou aqui para falar dos meus gostos. Para vocês, fãs de sopa, esse texto vai apresentar um caldo que é, provavelmente, mais velho que a maioria dos leitores! – e que continua sendo vendido diariamente em Bangkok, na Tailândia.

E quando eu falo muito tempo, não é força de expressão: o restaurante Wattana Panich vende a mesma sopa de carne e cabra há impressionantes 49 anos!

Leia mais

  • Baiacu é perigoso? Entenda por que peixe é venenoso
  • Gorduras saturadas e açúcares: os perigos dos ultraprocessados
  • Não é na França! Um terço do caviar mundial vem de uma pequena vila; saiba onde ela fica

E não, não estou falando de daqueles ambulantes da Índia que aparecem nos vídeos do Instagram ou do TikTok. Trata-se de um restaurante sério e premiado no país.

No TripAdvisor, por exemplo, o Wattana Panich tem uma nota 4 de 5.

Usuários avaliam a sopa como “deliciosa e aromática”. Outros dizem que ela tem uma “verdadeira profundidade de sabor difícil de explicar”.

Apelidado de “ensopado perpétuo”, esse prato vem sendo preparado por três gerações de chefs que trabalham no restaurante.

Todas as noites, tudo o que está na panela vai para a geladeira. No dia seguinte, eles utilizam tudo novamente… Só que os cozinheiros colocam novos ingredientes, fazendo com que o processo recomece, dia após dia, durante décadas.

A aparência não é das melhores… – Imagem: Reprodução/TripAdvisor

As pessoas não passam mal?

  • Para começo de conversa, eu não conheço a Vigilância Sanitária da Tailândia, nem sei se são rigorosos com os processos.
  • Mas é importante destacar que não há nenhum registro de alguém que tenha passado mal depois de ter comido essa sopa de 49 anos.
  • E a explicação para isso teria um pouco de Física e Biologia.
  • O prato é aquecido e mantido em fogo brando regularmente, quente o suficiente para matar qualquer bactéria introduzida durante a reposição daquele dia.
  • Segundo órgãos de controle dos Estados Unidos e a própria Organização Mundial da Saúde (OMS), muitas bactérias nocivas ao corpo humano morrem a temperaturas a partir dos 65ºC.
  • Outras morrem com uma temperatura um pouco maior, desde que passem por exposição ao calor por alguns minutos.
  • A sopa, portanto, não teria contaminado ninguém por causa do fogo, que matou as bactérias.
  • Eu, porém, não me arriscaria!
  • Vale destacar que nenhum dos ingredientes deve estar contaminado antes de ser adicionado à receita.
  • Vale destacar também que você NÃO deve tentar repetir esse processo em casa.

Segurança em primeiro lugar

Brincadeiras à parte, este texto vale pela curiosidade da sopa perpétua. Mas você não deve nunca tentar um experimento desses em casa.

Até porque, como são adicionados novos ingredientes todos os dias, a sopa desse lugar na Tailândia é quase fresca. O alimento que as pessoas ingerem não têm 49 anos de verdade. Podem até existir vestígios, mas trata-se de um prato novo.

O que o restaurante faz, portanto, é quase uma jogada de marketing. E que tem funcionado há décadas.

Aqui no Brasil não temos informação de nada parecido. Até porque existe a Anvisa, um dos órgãos mais respeitados e conceituados na esfera federal. Além de termos Vigilância nos estados e nos municípios.

Anvisa
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

E, seja você amante de sopa ou não, temos que concordar que não existe nada melhor que comida feita na hora. E ponto final.

As informações são do IFL Science.

O post Você tomaria uma sopa de 49 anos? Conheça um dos pratos mais famosos da Tailândia apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/04/22/olha-isso/voce-tomaria-uma-sopa-de-49-anos-conheca-um-dos-pratos-mais-famosos-da-tailandia/