Astrônomos amadores na cidade de Dwingeloo, no norte da Holanda, conseguiram capturar recentemente um sinal da sonda Voyager 1, da NASA, a uma distância impressionante de 24,9 bilhões de quilômetros da Terra.
Lançada em 1977, junto com a “irmã gêmea” Voyager 2, a Voyager 1 tem sido uma das missões mais bem-sucedidas da história, explorando vários planetas e corpos celestes em sua jornada pelo Sistema Solar. No entanto, devido à ação do tempo e à diminuição do combustível, a NASA precisou desligar alguns dos instrumentos científicos a bordo da espaçonave para economizar energia.
Nos últimos anos, a sonda enfrentou dificuldades de comunicação. Em novembro de 2023, ela parou de transmitir sinais. Mas, surpreendentemente, o computador de bordo da sonda conseguiu resolver o problema, ativando um transmissor de rádio que não era usado desde 1981.
Esse transmissor, conhecido como banda S, emite sinais mais fracos e usa menos energia. Embora fosse uma dúvida se seria possível detectar esse sinal na Terra, os engenheiros da Deep Space Network da NASA, que monitora as sondas espaciais, conseguiram captar a comunicação. A Voyager 1, embora ainda não totalmente funcional, foi capaz de restabelecer a coleta de dados com seus instrumentos científicos.
Leia mais:
- Causa do problema da Voyager 1 é identificada
- “Computador zumbi” foi responsável por corromper dados da sonda Voyager 1
- Falha de sonda espacial japonesa complica missão em Vênus
Adaptações permitiram radiotelescópio holandês captar sinal da Voyager 1
O sinal emitido foi tão fraco que apenas telescópios especializados poderiam detectá-lo. Mesmo com limitações, o radiotelescópio Dwingeloo também foi capaz. Em um comunicado, os responsáveis pelo observatório explicam que, para isso, foi necessário instalar uma nova antena e corrigir a mudança na frequência dos sinais devido ao movimento da Terra e da sonda, usando previsões orbitais.
Composta por Thomas Telkamp, Tammo Jan Dijkema, Cees Bassa e Ed Dusschoten, a equipe holandesa foi uma das poucas fora da NASA a capturar sinais da Voyager 1, o que torna o feito uma grande conquista para a astronomia amadora. Apesar da distância (quatro vezes maior que a de Plutão), o sinal levou pouco mais de 23 horas para chegar à Terra.
O post Voyager 1: astrônomos amadores detectam sinal da espaçonave a 24,9 bilhões de km de distância apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/12/ciencia-e-espaco/voyager-1-astronomos-amadores-detectam-sinal-da-espaconave-a-249-bilhoes-de-km-de-distancia/