As autoridades da Indonésia estão realizando trabalhos de busca e resgate após uma erupção no leste do país. O vulcão Lewotobi Laki-laki começou a expelir grandes quantidades de lava e cinzas vulcânicas no final do domingo (3).
Segundo o último balanço do governo indonésio, pelo menos dez mortes foram confirmadas até agora. Milhares de pessoas foram forçadas a deixar vilarejos próximos em razão dos ricos relacionados à erupção.
Erupção gerou alerta de nível máximo
O vulcão Lewotobi Laki-laki, localizado na Ilha de Flores, lançou lava e rochas incandescentes a cerca de quatro quilômetros de distância, queimando e danificando casas em vilarejos próximos. Após a erupção, houve falta de energia e, em seguida, foi registrada uma grande quantidade de fortes relâmpagos, o que causou pânico na população.
As autoridades do país emitiram um alerta de nível máximo e decidiram evacuar locais a cerca de 20 quilômetros da cratera do vulcão. Ainda declararam estado de emergência para os próximos 58 dias, o que significa que o governo central poderia ajudar a fornecer ajuda aos 10 mil moradores afetados.
De acordo com a Associated Press, a agência de desastres da Indonésia alertou sobre possíveis inundações e fluxos de lava fria nos próximos dias. O aeroporto mais próximo, localizado na cidade de Maumere, foi temporariamente fechado.
Leia mais
- Uma das erupções vulcânicas mais intensas dos últimos tempos pode ter tido causa revelada
- Erupção do vulcão de Tonga resfriou as temperaturas na Terra, revela estudo
- Vulcão adormecido há milhares de anos pode entrar em erupção nos EUA
Região apresenta intensa atividade vulcânica
- A Indonésia está localizada no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma área de alta atividade sísmica sobre várias placas tectônicas.
- A mais recente erupção ocorre após uma série de eventos do tipo.
- Em maio deste ano, por exemplo, o vulcão Monte Ibu, localizado na ilha de Halmahera, forçou a retirada de pessoas de sete vilarejos.
- Já o vulcão Ruang, em Sulawesi do Norte, também entrou em erupção em abril e levou as autoridades a retirar mais de 12 mil pessoas da região.
- Por fim, inundações e o fluxo de lava fria do Monte Marapi, na província de Sumatra Ocidental, deixaram mais de 60 pessoas mortas no início do ano.
O post Vulcão entra em erupção e deixa pelo menos dez mortos na Indonésia apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/11/05/ciencia-e-espaco/vulcao-entra-em-erupcao-e-deixa-pelo-menos-dez-mortos-na-indonesia/