Uma das duplas mais famosas do Reino Unido está prestes a ganhar o mundo – de novo. As novas gerações terão a oportunidade de conhecer o excêntrico cientista adorador de queijo e seu cachorro mega inteligente. Wallace & Gromit: Avengança estreia em todo o mundo nesta sexta-feira (03) na Netflix.
Quem tem mais de 30 anos deve se lembrar da animação Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais, de 2005. O longa da DreamWorks venceu o Oscar de Melhor Animação e ganhou o coração de muita gente espalhada pelo planeta.
Antes dessa produção, Wallace & Gromit já faziam bastante sucesso, mas somente para o público britânico. As personagens foram criadas pelo guru do stop-motion Nick Park – também responsável por A Fuga das Galinhas.
Leia mais
- O que é stop motion e como é feita uma animação com a técnica
- Os 10 melhores filmes em stop-motion para assistir online
- “Ainda Estou Aqui” indicado ao Globo de Ouro! Confira a lista
Um pouco da história de Wallace & Gromit: Avengança (Netflix)
- O longa faz uma divertida referência ao surgimento da Inteligência Artificial;
- O cientista Wallace apresenta sua invenção definitiva: o robô Norbot, que promete livrar a dupla de fazer todas as tarefas domésticas;
- O problema começa quando a máquina (em formato de gnono de jardim) cai nas mãos de um vilão;
- Um dos aspectos mais interessantes é que o filme trabalha com questões atuais;
- Wallace se torna extremamente dependente do robô, enquanto seu cachorro Gromit tem uma abordagem muito mais equilibrada – e humana;
- Nas palavras do próprio diretor, o filme “fala sobre retomar o controle e encontrar um equilíbrio” diante do avanço da tecnologia“.
As maravilhas (e dificuldades) do stop-motion
Em um setor cada vez mais tomado pelo CGI (imagens geradas pelo computador), Wallace & Gromit ressurgem como uma espécie de ode ao clássico.
Para vocês terem ideia, a primeira animação em stop-motion data de 1899! A técnica voltou a ganhar força quase um século depois, em 1989, justamente com Nick Park e a britânica Aardman Animations.
Wallace & Gromit estrelaram alguns curta-metragens à época e inspiraram outras produções, como O Estranho Mundo de Jack, de 1993.
De lá para cá, dá para listar uma série de outros longas que utilizaram o stop-motion, como A Noiva Cadáver, Coraline e o Mundo Secreto e Paranorman.
No caso das criações de Nick Park, ele usa bonecos de massinha e os fotografa, quadro a quadro, antes de transformar tudo isso em um filme.
Ele demorou cinco anos para concluir Wallace & Gromit: Avengança. Em média, o diretor conseguia gravar dois minutos por semana. Outro número impressionante é que mais de 200 pessoas trabalharam com as figuras de massa de modelar.
O resultado (muito bacana, por sinal) você confere na Netflix. Wallace & Gromit: Avengança estará disponível no catálogo da plataforma em 3 de janeiro.
As informações são do ApNews.
O post ‘Wallace & Gromit’ estão de volta – agora no streaming apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/01/03/cinema-e-streaming/wallace-gromit-estao-de-volta-agora-no-streaming/