8 de janeiro de 2026
Wi-Fi 8 surge na CES 2026 antes da popularização do
Compartilhe:

A Wi-Fi 8 começou a dar as caras na CES 2026 antes mesmo de a maioria dos usuários ter migrado para o Wi-Fi 7. Roteadores e chips baseados na nova geração apareceram de forma discreta, mas chamaram atenção por indicar que o próximo padrão pode chegar ao mercado ainda neste ano.

O movimento surpreende porque o Wi-Fi 7 foi lançado há relativamente pouco tempo e ainda não se popularizou. Com isso, fabricantes já sinalizam que talvez valha a pena segurar a troca de equipamentos, já que a próxima geração promete avanços em áreas diferentes da velocidade pura.

Wi-Fi 7 foi lançado recentemente e ainda não se popularizou, enquanto seu sucessor já começou a dar as caras (Imagem: ilikeyellow / Shutterstock.com)

O que muda com o Wi-Fi 8?

Ao contrário de gerações anteriores, o Wi-Fi 8 não tem como principal foco o aumento de velocidade máxima. A proposta é oferecer mais estabilidade, mantendo as altas taxas de dados e a largura de banda do Wi-Fi 7, mas com ganhos em eficiência energética, maior throughput e melhor comunicação direta entre dispositivos.

Outro ponto destacado é a capacidade de manter conexões rápidas e estáveis mesmo quando os dispositivos estão em movimento ou mais distantes do roteador. Na prática, isso significa menos quedas de conexão, menos travamentos e uma experiência mais consistente em streaming, jogos online e outras aplicações sensíveis à latência.

Roteadores chamam atenção pelo design

Na CES, a Asus apresentou um conceito de roteador Wi-Fi 8 bastante diferente do que vinha mostrando até agora. Depois do modelo do ano passado, repleto de antenas e com visual apelidado de “aranha de IA”, a empresa exibiu o ROG NeoCore, um protótipo sem antenas externas.

O modelo tem formato poliédrico e lembra um dado de 20 faces, com a parte inferior vazada. Segundo a Asus, a versão final deve oferecer as mesmas velocidades do Wi-Fi 7, mas com maior throughput e menor latência, reduzindo gargalos e atrasos na transmissão de dados. A unidade exibida era apenas um mockup de plástico, como relatou o jornalista Sean Hollister, do The Verge, diretamente do estande da empresa.

Chips de Broadcom e MediaTek

Além dos roteadores, fabricantes de chips também aproveitaram a feira para anunciar novidades. A Broadcom revelou o BCM4918 APU e dois novos rádios dual-band, BCM6714 e BCM6719, todos voltados para roteadores residenciais e gateways de operadoras compatíveis com Wi-Fi 8.

Broadcom revelou novo chip e rádios (Imagem: Ascannio / Shutterstock.com)

Já a MediaTek anunciou a família de chips Filogic 8000, destinada a dispositivos considerados premium e de ponta. De acordo com a empresa, esses chips devem equipar desde pontos de acesso corporativos até smartphones, notebooks, TVs e dispositivos de casa inteligente. Os primeiros produtos com Filogic 8000 são esperados ainda este ano.

Leia mais:

  • O que muda do Wi-Fi 7 para o Wi-Fi 8?
  • Aprenda 5 cuidados que você deve ter ao usar Wi-Fi público
  • 3 motivos para desligar o Wi-Fi do roteador de vez em quando

Padrão ainda não está finalizado

Os anúncios acontecem poucos meses depois de a TP-Link demonstrar a primeira conexão protótipo de Wi-Fi 8, em outubro. Mesmo com o avanço acelerado das fabricantes, o padrão oficial IEEE 802.11bn ainda não foi finalizado.

O cronograma atual do IEEE indica que a ratificação do Wi-Fi 8 só deve ocorrer entre meados e o fim de 2028. Isso significa que os primeiros equipamentos lançados agora serão baseados em versões preliminares da especificação. A própria Asus admite que seus roteadores iniciais devem depender de atualizações de firmware no futuro para se alinhar totalmente ao padrão final.

O post Wi-Fi 8 surge na CES 2026 antes da popularização do Wi-Fi 7 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2026/01/07/internet-e-redes-sociais/wi-fi-8-surge-na-ces-2026-antes-da-popularizacao-do-wi-fi-7/